Género e relações de poder na região sul de Moçambique | Land Portal

Información del recurso

Date of publication: 
Abril 2017
Resource Language: 
Pages: 
29

Nos últimos anos os estudos sobre relações de género têm gerado muitos debates, principalmente quando o tema está associado ao meio rural, onde os processos de mudança e de aceitação de transformações de atitudes e comportamentos estão relacionados com a iliteracia, os costumes, tabus, bem como com a divisão social do trabalho configurados por relações de poder marcadas por desigualdades. O texto que se segue resulta de uma pesquisa empreendida com base em entrevistas semiestruturadas a mulheres camponesas residentes na localidade de Mucotuene, distrito de Chibuto, província de Gaza, numa comunidade de linhagem patrilinear onde a poligamia é encarada como tradição. Pretende-se analisar as diferentes relações de poder estabelecidas entre homens e mulheres num contexto onde a mulher tem dificuldades em participar activamente na luta pela igualdade dos seus direitos. Pretende-se igualmente analisar as principais práticas e estratégias utilizadas pelas mulheres no meio rural para contornar uma situação de desvantagem e conseguir obter algum poder dentro da família. O estudo permitiu aferir que na localidade de Mucotuene as famílias são compostas maioritariamente por mulheres, cujos maridos migraram para trabalhar em grandes cidades, sobretudo nas minas da África de Sul, deixando os seus agregados a serem geridos pelos respectivos elementos femininos. Os resultados demonstram que a ausência dos membros masculinos permite que algumas mulheres assumam um conjunto de tarefas económicas, educativas e políticas que, noutras condições, estariam sujeitas à autorização do marido, contribuindo de forma gradual para a sua participação na vida comunitária e para uma relação de poder mais simétrica

Autores y editores

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Aleia Rachide Agy

Publisher(s): 

O Observatório do Meio Rural (OMR) é uma pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica e com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.


Registada na Conservatória do Registo das Entidades Legais sob o Número Único de Entidade Legal 100274736, com sede na cidade de Maputo, República de Moçambique.

Comparta esta página