Mineração artesanal em Moçambique – Cenário Far West e Propostas de Mudança | Land Portal | Asegurando los Derechos a la Tierra a través de Datos Abiertos
Icono PDF Download file (250.72 KB)

Información del recurso

Date of publication: 
Septiembre 2017
Resource Language: 
Pages: 
4
License of the resource: 

A mineração artesanal, vulgarmente conhecida como garimpo, constituiu uma actividade de extracção de minérios, realizada com tecnologia rudimentar e sem equipamentos de sondagem, requerendo, por isso, o investimento de pouco capital. A mineração artesanal é, normalmente, realizada na informalidade, na maioria dos casos sem licença de exploração, num processo por vezes itinerante e realizado por grupos independentes.

Não obstante a mineração artesanal constituir uma actividade ancestral em Moçambique, transmitida de gerações em gerações, nos últimos anos a comunicação social tem apresentado um conjunto de notícias que sugerem um recrudescimento destas práticas, em particular nas províncias de Manica, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado.

Autores y editores

Author(s), editor(s), contributor(s): 
Feijó, J e M, Ibraimo
Publisher(s): 

O Observatório do Meio Rural (OMR) é uma pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica e com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Registada na Conservatória do Registo das Entidades Legais sob o Número Único de Entidade Legal 100274736, com sede na cidade de Maputo, República de Moçambique.

Comparta esta página