17 de junho de 2022- Hoje é o dia da desertificação e da seca (#DesertificationAndDroughtDay) e para destacar a ocasião, o Land Portal, a FAO e a UNCCD se uniram para lançar dois novos produtos; um portifólio e podcast, aprofundando a importância da relação entre a posse e a Neutralidade da Degradação da Terra.
De acordo com a SOLAW 21, 34% das terras agrícolas no mundo inteiro estão degradadas. A neutralidade da degradação da terra é definida como "um estado em que a quantidade e a qualidade dos recursos da terra necessários para apoiar as funções e serviços dos ecossistemas a fim de aumentar a segurança alimentar permanecem estáveis, ou aumentam, dentro de escalas temporais e espaciais e em ecossistemas específicos". As descobertas mostram como a segurança dos direitos de posse da terra incentiva os proprietários(as) e usuários(as) a investir e se comprometer com atividades sustentáveis, tais como conservação do solo, drenagem, terraplanagem ou agroflorestamento, por exemplo.
É evidente que a governança responsável da posse está intimamente interligada com a obtenção e viabilização da Neutralidade da Degradação da Terra. "Nosso trabalho com a UNCCD e a FAO para elevar a consciência sobre o nexo entre a posse e a Neutralidade da Degradação da Terra tem sido um processo fascinante e frutífero. O podcast e o portifólio sobre o assunto proporciona aos(as) ouvintes e leitores(as) uma oportunidade de aprofundar não só o porquê da Neutralidade da Degradação da Terra, mas também o porquê de estarmos prestando muita atenção à interação entre a posse e a degradação da terra", diz Laura Meggiolaro, Líder de Equipe do Land Portal.
O podcast e o portfólio acima mencionados, e o empreendimento conjunto de todas as três organizações, podem ser consultados aqui:
Imagem por : IFRC, CC BY-NC-ND 2.0
Um terço dos solos do mundo - incluindo terras agrícolas, florestas, serras e solos urbanos - já estão degradados e estima-se que este número possa aumentar para quase 90% até 2050. Geralmente, a erosão do solo é entendida como a remoção acelerada da camada superficial da terra através da água, vento ou cultivo, resultando na sua degradação. Além disso, a degradação do solo também inclui mudanças deteriorantes nas propriedades biofísicas e químicas do solo, da água e da biodiversidade. A degradação da terra ocorre naturalmente, mas as pesquisas mostram que a degradação da terra é cada vez mais causada direta ou indiretamente por atividades humanas insustentáveis, notadamente desmatamento, sobrepastoreio, mineração ou agricultura intensiva . Isto tem impulsionado a perda da biodiversidade, a desertificação e levado a um aumento significativo das emissões de gases de efeito estufa .
This episode of LandUP! addresses an emerging body of work on the nexus between land tenure and land degradation neutrality.