O Land Portal, FAO e UNCCD lançam o podcast e portfólio sobre a relação entre a posse da terra e a sua degradação | Land Portal

17 de junho de 2022- Hoje é o dia da desertificação e da seca (#DesertificationAndDroughtDay) e para destacar a ocasião, o Land Portal, a FAO e a UNCCD se uniram para lançar dois novos produtos; um portifólio e podcast, aprofundando a importância da relação entre a posse e a Neutralidade da Degradação da Terra. 

De acordo com a SOLAW 21, 34% das terras agrícolas no mundo inteiro estão degradadas.  A neutralidade da degradação da terra é definida como "um estado em que a quantidade e a qualidade dos recursos da terra necessários para apoiar as funções e serviços dos ecossistemas a fim de aumentar a segurança alimentar permanecem estáveis, ou aumentam, dentro de escalas temporais e espaciais e em ecossistemas específicos". As descobertas mostram como a segurança dos direitos de posse da terra incentiva os proprietários(as) e usuários(as) a investir e se comprometer com atividades sustentáveis, tais como conservação do solo, drenagem, terraplanagem ou agroflorestamento, por exemplo.

É evidente que a governança responsável da posse está intimamente interligada com a obtenção e viabilização da Neutralidade da Degradação da Terra. "Nosso trabalho com a UNCCD e a FAO para elevar a consciência sobre o nexo entre a posse e a Neutralidade da Degradação da Terra tem sido um processo fascinante e frutífero. O podcast e o portifólio sobre o assunto proporciona aos(as) ouvintes e leitores(as) uma oportunidade de aprofundar não só o porquê da Neutralidade da Degradação da Terra, mas também o porquê de estarmos prestando muita atenção à interação entre a posse e a degradação da terra", diz Laura Meggiolaro, Líder de Equipe do Land Portal.

O podcast e o portfólio acima mencionados, e o empreendimento conjunto de todas as três organizações, podem ser consultados aqui: 

Imagem por : IFRC, CC BY-NC-ND 2.0

Related content: 
Thematic narrative
Photo by UNICEF Ethiopia. CC BY-NC-ND 2.0

Um terço dos solos do mundo - incluindo terras agrícolas, florestas, serras e solos urbanos - já estão degradados e estima-se que este número possa aumentar para quase 90% até 2050. Geralmente, a erosão do solo é entendida como a remoção acelerada da camada superficial da terra através da água, vento ou cultivo, resultando na sua degradação. Além disso, a degradação do solo também inclui mudanças deteriorantes nas propriedades biofísicas e químicas do solo, da água e da biodiversidade. A degradação da terra ocorre naturalmente, mas as pesquisas mostram que a degradação da terra é cada vez mais causada direta ou indiretamente por atividades humanas insustentáveis, notadamente desmatamento, sobrepastoreio, mineração ou agricultura intensiva . Isto tem impulsionado a perda da biodiversidade, a desertificação e levado a um aumento significativo das emissões de gases de efeito estufa . 

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página