Agricultura utiliza quase 40% das terras do planeta | Land Portal
No entanto, a manutenção das terras agrícolas esconde uma "extensão de terras cultivadas" compensada por uma "diminuição das pastagens", diz FAO
 
A agricultura utiliza quase 40% das terras do planeta, das quais 70% são pastagens, um nível que deve permanecer estável nos próximos dez anos, de acordo com um relatório sobre as perspectivas globais da agricultura publicado nesta segunda-feira (8).

 

No entanto, a manutenção das terras agrícolas esconde uma "extensão de terras cultivadas" compensada por uma "diminuição das pastagens", destaca o estudo conjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
 
A evolução irá variar de acordo com as regiões. Assim, nos países da América Latina e do Caribe, criticados por ONGs pelo desmatamento, a OCDE e a FAO preveem "uma extensão das terras cultivadas e pastagens".
 
"Nessa região, as explorações comerciais de grande escala e baixo custo serão as que vão continuar lucrativas o suficiente para investir na limpeza e no cultivo de novas terras, apesar do baixo nível de preços esperado no mercado agrícola nos próximos dez anos", destaca o relatório. 
 
Na África, apesar da disponibilidade de grandes extensões de terra na região subsaariana, as áreas de terras agrícolas "não devem aumentar significativamente" devido aos "conflitos que causam estragos em países onde a terra é abundante", mas também por causa da expansão das superfícies urbanas, a degradação dos solos e atividades de mineração.
 
"No entanto, espera-se que parte das pastagens seja convertida em terra cultivada, especialmente na Tanzânia", aponta o relatório.
 
Nos próximos dez anos, o crescimento da produção agrícola mundial será dividida "principalmente entre os países emergentes e países em desenvolvimento". 
 
Será o resultado de um aumento dos investimentos e da recuperação tecnológica, assim como da disponibilidade de recursos (na América Latina) e, em alguns casos, da aceleração da demanda (Índia e África).
 
O crescimento da produção agrícola será "muito mais modesto" na América do Norte e na Europa, onde o rendimento da produção já atinge, em geral, níveis elevados e onde "as políticas ambientais limitam as possibilidades de expansão", observa o relatório.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página