Fazendeiros mexicanos e bolivianos tentam produzir no Bié | Land Portal
Um grupo de 14 fazendeiros do México e da Bolívia está em vias de instalar-se numa área de dez mil hectares do Bié, para se dedicar ao cultivo de cereais, tubérculos e vegetais em grande escala, apurou o Jornal de Angola num encontro que mantiveram com o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, António Manuel.
 
O vice-governador prometeu aos fazendeiros que, com as famílias, viajam por Angola à procura de oportunidades de investimento, parcelas de terra de 300 hectares por família, declarando as expectativas das autoridades locais quantos aos benefícios económicos e sociais dessa aliança, com incidência para a redução do desemprego na província.
 
O sub-director da Câmara de Comércio e Industria Hispano-Americana, que lidera a missão, Francisco Calderon, indicou que o Bié está entre as opções de implantação dos fazendeiros, que também estiveram em viagens exploratórias nas províncias de Malanje e Cuando Cubango.
 
Francisco Calderon manifestou-se satisfeito com a área de implantação proposta pelas autoridades do Bié, considerando serem zonas que favorecem a agricultura, pois “têm muita água”.
 
Anunciou a probalidade dos investimentos arrancarem ainda este ano, como parte das obrigações a que o grupo se propõe. “Temos o nosso capital: só queríamos ter o apoio na aquisição das terras (o que já temos), para a implementação do nosso projecto aqui no Bié”, destacou.
 
O primeiro encontro entre o Governo Provincial do Bié e o grupo de fazendeiros aconteceu em Outubro de 2019, no Cuito, quando ficou acordada a assinatura de um convénio entre as partes.
Neste segundo encontro com o vice-governador do Bié, os investidores vieram dar mais um passo para a assinatura do acordo, que poderá acontecer brevemente.
 
“A proposta deles está encima da mesa. Estamos a estudar, mas ainda não temos nenhum convénio ou acordo”, afirmou António Manuel, acrescentando que o Governo Provincial do Bié tem terras seleccionadas, as quais também ainda não foram entregues.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página