Do uso e cobertura da terra à experiência etnográfica: croquis e imagens de satélite na Amazônia rural brasileira | Land Portal
Etnografica

Informations sur la ressource

Date of publication: 
août 2016
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
2182-2891
Pages: 
25
License of the resource: 
O objetivo do artigo é explorar as potencialidades de uma experiência etnográfica entre duas perspectivas de uso e cobertura da terra em assentamentos agrícolas na Amazônia: a técnico-científica, com a produção / classificação de imagens de satélite; e a nativa, com a produção / classificação de desenhos de agricultores. Apresenta-se a pesquisa, as similitudes / discrepâncias entre as perspectivas, a experiência etnográfica entre os protagonistas e as potencialidades de uma análise equivalente entre diferentes percepções da espacialidade. Resultam três ordens de contribuições: uma, referente à equivalência de perspectivas nos estudos do uso e cobertura da terra; outra, sobre o exercício etnográfico na interseccionalidade afetivo-intelectiva; e, por fim, a identificação de uma perspectiva diagonal em movimento como expressão de espacialidade dos agricultores produzida na experiência etnográfica.

Auteurs et éditeurs

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Roberto Donato da Silva Júnior, Álvaro de Oliveira D’Antona e Anthony D. Cak

Publisher(s): 
etnografica

Etnografica (Etnografica)

Publicada em Portugal, a Etnográfica é uma revista quadrimestral de antropologia social e cultural. Publica artigos originais em português, inglês, espanhol e francês. Abordando uma grande diversidade de contextos etnográficos, privilegia a qualidade da pesquisa empírica, a diversidade de perspectivas analíticas e a inovação teórica. Os artigos são selecionados pela comissão editorial com base num sistema de arbitragem por pares em regime de anonimato.

Partagez cette page