FAO disponibiliza dados sobre gestão sustentável da terra em português | Land Portal

FAO/Fellipe Abreu. FAO disponibiliza dados sobre gestão sustentável da terra em português

Plataforma leva recomendações de melhores práticas no manejo sustentável do solo para os 10 países que têm o português como língua oficial; além de informações, projeto pretende ampliar troca de informações entre países lusófonos.

Em agosto, o site da rede global de Visão Mundial das Abordagens e Tecnologias de Conservação, Wocat, tornou acessível para as mais de 260 milhões de pessoas que falam português ao redor do mundo, o seu acervo gratuito de melhores práticas de gestão sustentável da terra.*

A tradução foi viabilizada pelo projeto “Revertendo o Processo de Desertificação nas Áreas Suscetíveis do Brasil: Práticas Agroflorestais Sustentáveis e Conservação da Biodiversidade”, também conhecido como Redeser.

Perda de biodiversidade

O Redeser tem como objetivo interromper e reverter o processo de desertificação, por meio de ações para enfrentar as causas cada vez mais crescentes da degradação do solo e da perda de biodiversidade nos ecossistemas da Caatinga, com foco nas Áreas Suscetíveis à Desertificação, ASD. 

O projeto é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente, GEF, e tem o Ministério do Meio Ambiente do Brasil como principal parceiro executor.

Já o Wocat, lançado em 1992, tem o objetivo de documentar, compartilhar e aplicar conhecimentos de gestão sustentável da terra. A rede estabelece um espaço inovador para compartilhar e dar escala a boas práticas para enfrentar a degradação do solo, as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade.

Estão disponíveis mapas, gráficos, informações relevantes e documentos sobre práticas de gestão sustentável testadas em diferentes lugares do mundo. Além disso, os profissionais que atuam na área também podem compartilhar suas próprias práticas e pesquisas.

Troca de experiências

Segundo o coordenador técnico do projeto, Gustavo Pinho, a tradução da plataforma propicia um ambiente mais acessível e amigável para pesquisadores e instituições, o que permitirá um maior intercâmbio das experiências não só pelo Brasil, mas também por outros países.

Pinho adiciona que além de ser uma oportunidade de melhorar o conhecimento dos países que falam português sobre as práticas de manejo sustentável do solo, também aumentam a representatividade das ações dos países que falam português na plataforma.

Em 2020 o Banco de Dados Global de gestão sustentável da terra da rede Wocat foi oficialmente reconhecido pela Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, Unccd, como o principal banco de dados global sobre melhores práticas de manejo.

*Com a reportagem da FAO Brasil

 

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page