Para países de língua portuguesa, cooperação é o caminho para superar os desafios na implementação do Acordo de Paris | Land Portal

Foto: Divulgação CPLP

MCTI representou o Brasil no seminário que debateu medidas de adaptação e mitigação das mudanças climáticas

Representantes das nações que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) reuniram-se em Lisboa, 12 a 14 de outubro, para o 1° Seminário presencial do Núcleo Lusófono em conjunto com o Grupo Regional da América Latina e do Caribe. O evento teve como finalidade compartilhar experiências sobre eventuais sinergias e co-benefícios entre as medidas de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, bem como os desafios da transição para o novo marco de transparência, no âmbito do Acordo de Paris. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) representou o Brasil.

O workshop inter-regional foi organizado pela Aliança para a Transparência no Acordo de Paris (PATPA), em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), por meio do projeto Global Support Programme CBIT-GSP e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Os participantes compartilharam experiências sobre como explorar os paralelos práticos e metodológicos no desenvolvimento de medidas de mitigação e adaptação, e as potenciais sinergias e troca de lições aprendidas entre as equipes de trabalho vinculadas à referida temática em seus países. Entre outros aspectos, as sessões e dinâmicas abordaram como deveria ser o ciclo de desenvolvimento das medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, desde a concepção e formulação, implementação, monitoramento e avaliação, até a relatoria.

De acordo com a coordenadora de Mudanças Ambientais Globais do MCTI, Lidiane Melo, a aplicação do Quadro de Transparência Fortalecido (ETF) e a elaboração dos Relatórios Bienais de Transparência (BTRs) apresentam desafios comuns para os países. Há necessidade de avançar na melhoria dos arranjos institucionais e jurídicos para conseguir atender as modalidades, os procedimentos e as diretrizes para transparência no Acordo de Paris. Considerando esses aspectos, a avaliação da coordenadora é de que o evento foi uma oportunidade significativa para a troca de experiências e lições aprendidas, bem como um espaço para identificar potencial colaboração entre ambos os grupos regionais.

Em julho deste ano, os integrantes do PATPA reuniram-se para falar de adaptação, perdas e danos, apoio mobilizado e recebido, Artigo 6 do Acordo de Paris.

Iniciativas no âmbito da CPLP – Especialistas convidados pelo grupo lusófono abordaram algumas iniciativas em curso dentro dessa instância internacional. O movimento “Mulheres pelo Clima, dos países de língua portuguesa para o mundo (Women 4OUR Climate) visa promover a divulgação da importância do trabalho desenvolvido pelas mulheres, enquanto agentes ativos no contexto da mudança do clima. A iniciativa dá visibilidade às questões relacionadas aos impactos da variabilidade climática que permeiam o contexto feminino e a necessidade de engajamento nas soluções traçadas não só para o clima como para a biodiversidade e os oceanos.

O PNUMA apresentou as possibilidades de financiamento disponíveis para os países que integram a CPLP e o Grupo Regional da América Latina e do Caribe. Estão em questão fundos que podem viabilizar a transição para o Quadro de Transparência Fortalecido, como o CBIT- Global Support Programme (GSP). A Aliança para a Transparência no Acordo de Paris ressaltou a disponibilidade de acolher propostas de apoio específicos e de pequena monta para elaboração de compromissos, como os relatórios de transparência bienais, capacitação institucional, desenvolvimento de metodologias tanto para mitigação como adaptação, entre outras necessidades mapeadas pelos países para viabilizar a transição para o ETF.

Os participantes conheceram o Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (CIAPS), em Cascais, primeiro prédio público sustentável de Portugal, totalmente autossuficiente do ponto de vista energético. O espaço divulga valores do Patrimônio Natural português e promove educação ambiental. As exposições abrangem projetos destinados ao conhecimento   biofísico, paisagístico, geológico e geofísico da Área Marinha Protegida das Avencas (AMPA).

Como representantes do grupo lusófono participaram Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O Grupo Regional da América Latina e Caribe foi representado por Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Assista ao vídeo e veja fotos da reunião.

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page