O Brasil passa por um momento importante de renovação, em que se percebe a importância de termos uma democracia plena e um Estado de direito efetivo. Retomar esses valores está sendo possível graças à resistência das organizações, dos coletivos, das associações da sociedade civil e dos movimentos sociais, especialmente os de mulheres, que lutam cotidianamente por justiça social, justiça ambiental, democracia, equidade de gênero e de raça, pelo direito à vida e à felicidade.
Para apoiar iniciativas lideradas por mulheres, cis, trans e outras transidentidades de todo o Brasil, o ELAS+ lança a sétima edição do Mulheres em Movimento 2023 – por solidariedade, justiça e democracia.
Fortalecendo e aproximando as lutas de justiça de gênero e justiça ambiental.
Desde seus primeiros editais, o ELAS+ tem apoiado grupos e organizações liderados por mulheres na luta por uma vida mais integrada com o meio ambiente. As mulheres são parte fundamental da proteção do meio ambiente, de territórios e de saberes tradicionais. Em parceria com GAGGA (Global Alliance for Green and Gender Action) o ELAS+ vai apoiar organizações de base liderados por mulheres (cis e trans) que atuam pela justiça ambiental e climática no Brasil.
Os desafios de gênero e ambientais estão ligados, e as mulheres estão entre as mais afetadas, mas também são as que lideram soluções para enfrentar a emergência climática. Essa iniciativa busca apoiar as mulheres nas suas respostas aos desafios trazidos pelo agravamento do racismo ambiental, violações de territórios indígenas e de povos tradicionais nos últimos anos, assim como o aumento de eventos extremos e desastres ambientais.
Para mais informação clique aqui.