AGRA vai investir US$ 26 milhões de dólares na agricultura moçambicana | Land Portal

Autor:África 21 Digital com AIM

Fonte: https://africa21digital.com/2017/10/10/agra-vai-investir-us-26-milhoes-d...

A Aliança Africana para a Revolução Verde (AGRA) vai investir, nos próximo cinco anos, cerca de US$ 26 milhões de dólares em iniciativas para a melhoria das condições de vida das comunidades camponesas do setor familiar em Moçambique.

 

 

Citado pelo jornal Diário de Moçambique, o representante da AGRA em Moçambique, Paulo Mole, disse que, para o efeito, já foram definidas as linhas pelas quais o programa pretende trilhar.

A AGRA é uma organização que na sua atuação engloba organismos estatais e privados e tem como patrono o antigo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, que durante o tempo em que esteve a dirigir esta entidade convenceu o mundo sobre a possibilidade de África se tornar auto-sustentável.

Na ocasião, Mole disse esperar  que cerca de 1.530 mil produtores agrícolas sejam cobertos por projetos ligados à melhoria da produtividade e acesso aos mercados nos corredores da Beira e Nacala, bem como no vale do Zambeze.

Acrescentou que, para o efeito acabam de ser aprovados quatro projetos orçados em nove milhões de dólares, os quais vão ser implementados num período de três anos e fazem parte de um total de 19 apresentados por diversos intervenientes que se propõem a reforçar a agricultura naquelas áreas do país.

Segundo Mole, um dos programas será realizado no Corredor de Nacala e está virado à cadeia de valor do milho e soja. A ideia, segundo a fonte, é conectar os produtores ao mercado, o que passa pela definição das especificidades do que se procura e se pode oferecer.

Dois projectos vão para as províncias de Manica e Tete, sendo um para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas agrícolas, com enfoque para a produção e comercialização, e outro direccionado à pesquisa e produção de fertilizantes, de acordo com a natureza de solos da zona.

Segundo Paulo Mole, a quarta iniciativa visa o estabelecimento de uma rede rural de insumos no vale do Zambeze, vista como um dos grandes empecilhos para o sucesso da agricultura, numa área com excelentes condições agro-ecológicas.

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page