Guarani denunciam ataque à comunidade em Santa Catarina | Land Portal
Em nota, Arpin-Sul repudia incêndio de casa de reza e sobrevôo não autorizado de drones na Terra Indígena Tarumã, em Araquari (SC)


 


No último sábado (9), um grupo de homens invadiu a aldeia Tarumã Mirim, na Terra Indígena Tarumã (SC), fez um morador de refém e incendiou a casa de reza, segundo nota da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpin-Sul). Lideranças guarani já haviam observado o aumento das pressões na área. Drones têm sobrevoado a região, o que alimenta um clima de apreensão generalizado.


 


O território, de apenas 2.172 hectares, tem seu limite definido pela BR-101, segunda maior rodovia do Brasil e um eixo estratégico para o escoamento da produção entre o Nordeste e o Sul do país. Os Guarani Mbya percebem uma relação entre o acirramento dos conflitos na área, motivados por interesses econômicos e corporativos, com tensão social que vivenciam, enquanto aguardam a homologação do processo demarcatório da TI há 15 anos.


 


“Pedimos providências e investigação por parte da Justiça e autoridades, e acompanhamento constante das instituições de defesa dos direitos humanos e dos direitos dos Povos Indígenas para que ações e atitudes como essas sejam reprimidas e punidas”, escreveram os indígenas em nota da Arpin-Sul.


 


Além da demora para a conclusão do processo de demarcação da terra, os limites reconhecidos como de posse indígena em 2009 foram suspensos no ano seguinte e restabelecidos em 2012. A situação permanente de insegurança jurídica a que os Guarani estão expostos só seria atenuada com o cumprimento da Constituição Federal pelo Estado, ao assegurar o direito territorial dos índios e homologar a Terra Indígena Tarumã.

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page