Agricultura utiliza quase 40% das terras do planeta | Land Portal
No entanto, a manutenção das terras agrícolas esconde uma "extensão de terras cultivadas" compensada por uma "diminuição das pastagens", diz FAO
 
A agricultura utiliza quase 40% das terras do planeta, das quais 70% são pastagens, um nível que deve permanecer estável nos próximos dez anos, de acordo com um relatório sobre as perspectivas globais da agricultura publicado nesta segunda-feira (8).

 

No entanto, a manutenção das terras agrícolas esconde uma "extensão de terras cultivadas" compensada por uma "diminuição das pastagens", destaca o estudo conjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
 
A evolução irá variar de acordo com as regiões. Assim, nos países da América Latina e do Caribe, criticados por ONGs pelo desmatamento, a OCDE e a FAO preveem "uma extensão das terras cultivadas e pastagens".
 
"Nessa região, as explorações comerciais de grande escala e baixo custo serão as que vão continuar lucrativas o suficiente para investir na limpeza e no cultivo de novas terras, apesar do baixo nível de preços esperado no mercado agrícola nos próximos dez anos", destaca o relatório. 
 
Na África, apesar da disponibilidade de grandes extensões de terra na região subsaariana, as áreas de terras agrícolas "não devem aumentar significativamente" devido aos "conflitos que causam estragos em países onde a terra é abundante", mas também por causa da expansão das superfícies urbanas, a degradação dos solos e atividades de mineração.
 
"No entanto, espera-se que parte das pastagens seja convertida em terra cultivada, especialmente na Tanzânia", aponta o relatório.
 
Nos próximos dez anos, o crescimento da produção agrícola mundial será dividida "principalmente entre os países emergentes e países em desenvolvimento". 
 
Será o resultado de um aumento dos investimentos e da recuperação tecnológica, assim como da disponibilidade de recursos (na América Latina) e, em alguns casos, da aceleração da demanda (Índia e África).
 
O crescimento da produção agrícola será "muito mais modesto" na América do Norte e na Europa, onde o rendimento da produção já atinge, em geral, níveis elevados e onde "as políticas ambientais limitam as possibilidades de expansão", observa o relatório.

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page