O Land Portal Anuncia um Novo Doador e Membros do Conselho | Land Portal

Caros amigos e amigas,

A crise da COVID-19 fez de 2020 o ano mais desafiante da nossa vida. Demonstrou a necessidade de assegurar que a governação sustentável e equitativa da terra continue a ser uma prioridade na agenda internacional. A pandemia também sublinhou a importância das plataformas digitais, tanto para manter o acesso a dados e informações como para proporcionar um espaço em que as pessoas possam confiar.

Nos últimos meses, o Land Portal Foundation, como uma organização totalmente digital, se impulsionou para esta nova realidade e não só forneceu soluções inovadoras para continuar o envolvimento no setor sobre a temática de terras mas também foram criados webinários e conferências virtuais. Estamos gratos pela confiança de tantos parceiros no Land Portal, ao mesmo tempo que nos esforçamos por elevar as vozes dos e das participantes no sector que discute a temática sobre a terra no mundo.

Devido ao feedback positivo dos nossos utilizadores e parceiros - a maioria dos quais vê o Land Portal como uma fonte de inovação no sector de terras - continuamos realizando progressos na implementação da estratégia atual do Land Portal de realizar um “Debate Aberto”, que fornece o enquadramento do nosso trabalho. O Land Portal funciona para informar o sector fundiário, a partir de melhorar a documentação, mapeamento e monitorização da governança fundiária e fornecendo dados, informação estruturada, ferramentas e serviços. O Land Portal é livre e aberto a todos e todas, e contribui para tornar a informação sobre terras mais aberta e democrática. Aos quase 50.000 visitantes que visitam Land Portal todos os meses - a maioria sendo do Sul Global – gostaríamos de dizer "fiquem atentos ao lançamento dos novos perfis de 36 países, com um novo desenho e novo conteúdos produzidos com o apoio da Rede Local de Construção de Conhecimento do Land Portal".

Democratizamos o ecossistema de informação, tornando-o mais aberto e apoiando a criação de infraestruturas de dados baseadas padronizadas, ao mesmo tempo que desenvolvemos a capacidade dos fornecedores de informação para gerir a informação sobre terras. Em parceria com a FAO, lançámos recentemente o LandVoc 2.0 – Linked Land Governance Thesaurus (Glossário de Governança Fundiária)

e estabelecemos uma comunidade de especialistas para orientar este trabalho. Outro destaque recente é o relatório State of Land Information in South Africa, que é o resultado de 2 anos de investigação em conjunto com o Council for Scientific and Industrial Research (CSIR) na África do Sul para desvendar o ecossistema de dados de terras do país.  Em parceria com o Global Data Barometer em 2021, lançaremos um módulo de terras que oferecerá uma análise global da política e prática em torno da reutilização responsável de dados. Em 2021 também estaremos trabalhando em conjunto com a Carta Aberta de Dados e a GIZ para co-desenvolver um Guia Aberto sobre terras que identifica conjuntos de dados específicos que os governos devem disponibilizar como dados abertos.

Nós promovemos, informamos e enriquecemos o debate global sobre as principais questões fundiárias, com o objetivo de aumentar a visibilidade dos parceiros nacionais, regionais e internacionais. Junto com uma ampla gama de parceiros, colaboramos em duas séries de webinários com foco no impacto do COVID-19 na governança fundiária. O Efeito do COVID-19 nas Organizações de Povos Indígenas e Comunidades Locais, bem como uma série de webinários e discussão sobre as Implicações dos Direitos à Terra do COVID-19, coletou de forma proativa anedotas do impacto desta crise e como definir um caminho a seguir. Em apoio ao LANDac, facilitamos o LANDac Online Encounter 2020, criando uma conferência virtual dinâmica no lugar deste importante evento anual.

Após 11 anos de acompanhamento do Land Portal, Leon Verstappen, o Presidente do nosso Conselho de Administração se retirou. Leon é responsável pela transformação do Land Portal em uma organização independente, deixando-nos com um forte legado de transparência, participação e colaboração. Estamos sinceramente gratos pelas suas contribuições e dedicação para o sucesso do Land Portal. Também damos as boas-vindas a três novos membros do Conselho de Administração do Land Portal: O Professor Jaap Zevenbergen da Universidade de Twente, Chris Addison, especialista em ICT e gestão do conhecimento, e a Dra. Elizabeth Daley, especialista em propriedade de terras. A Direcção elegeu Tim Fella como o novo Presidente da Direcção da Fundação Land Portal e Jaap Zevenbergen como nosso Tesoureiro.

Finalmente, temos o prazer de anunciar que o Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e a GIZ se comprometeram para colaborar com o financiamento básico da Land Portal Foundation para os próximos anos. Este compromisso nos ajudará a continuar nosso trabalho e a aumentar nosso engajamento a nível nacional.

Agradecemos a todas e todos os parceiros do Land Portal, doadores e utilizadores pelo seu apoio contínuo e confiança no nosso trabalho.

 

Atenciosamente,

 

Laura Meggiolaro

Líder da Equipe do Land Portal

 

 

 

 

Related content: 
Blog post
Leon Verstappen
Global

Leon Verstappen, who is a  professor of private law at the University of Groningen and deputy judge at the Court of appeals in The Hague, has stepped down as Chair of the Land Portal Board, a position he has held since the establishment of the Land Portal Foundation in 2014. Leon recounts his engagement with the Land Portal since its inception as a project over more than a decade and its evolution up to the present day.

 

Partagez cette page