Justiça Ambiental | Land Portal
Acronym: 
JA

Emplacement

Maputo
Mozambique
MZ
Working languages: 
anglais
portugais

Justiça Ambiental (JA!) means environmental justice, while ‘JA’ means ‘now’, in Portuguese. JA! was formally registered in 2004, but founded by a group of friends who were concerned about the manner in which Mozambique was developing in the unregulated global economy.

Justiça Ambiental Resources

Affichez 1 - 5 de 7
Library Resource

Lixeira de Malhampsene

Rapports et recherches
juin, 2016
Mozambique

Falar de meio ambiente é falar de saúde pública, pois uma das condições fundamentais para garantir o bem estar das pessoas é um meio ambiente sadio.

Library Resource
Rapports et recherches
juin, 2016
Mozambique

A partir de meados da década de 2000, a província de Tete passou a constituir um centro de atracção do grande investimento internacional, com particular impacto ao nível da indústria extractiva. De acordo com as informações disponibilizadas pela Direcção Provincial dos Recursos Minerais, o auge da prospecção e pesquisa aconteceu nos anos de 2009 e 2010, sobretudo ao nível do carvão, zinco, platina, ouro e metais básicos. Em 2011 a mineradora Vale iniciou o processo de extracção de carvão, em 2012 começou a Rio Tinto e, em 2013, a empresa Jindal.

Library Resource

A fundição de alumínio da Mozal em Moçambique

Rapports et recherches
décembre, 2012
Mozambique

Desde 1999 que governos estrangeiros deram um grande apoio financeiro e político à construção da fundição de alumínio da Mozal em Moçambique. Metade dos custos de construção da Mozal vieram diretamente, ou foram garantidos por instituições públicas. Em troca, estas e os investidores privados têm recebido grandes retornos em lucros e juros. O governo de Moçambique, em contrapartida, tem ganho muito pouco. Por cada $1i pago pela fundição ao governo de Moçambique, estima-se que $21 deixem o país em lucros ou juros para governos e investidores estrangeiros.

Library Resource
Rapports et recherches
décembre, 2012
Mozambique

Movida por uma assombrosa denúncia feita em Maputo no decorrer de um seminário sobre responsabilidade corporativa em 2012, a Justiça Ambiental (JA) decide começar a monitorar os impactos sociais do projecto da sociedade Wanbao Africa Agriculture Development Limited no Regadio do Baixo Limpopo. Fá-lo através de várias visitas de campo, de entrevistas, bem como através de uma fundamental articulação com a sociedade civil local.

Partagez cette page