Paloma Vidal: uma reflexão sobre a literatura multiterritorializada em mais ao Sul | Land Portal

Resource information

Date of publication: 
December 2017
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
LaReferencia:BR_a3591f1c13ee60cdefe60e8f5d79fe74
Copyright details: 
info:eu-repo/semantics/openAccess : Open Access, this refers to access without restrictions, and without financial incentives. Access to the resource is gained directly, without any obstacles.

Nesta pesquisa, tem-se como objetivo analisar as narrativas do livro Mais ao Sul (2008) de Paloma Vidal – corpus deste trabalho. Nesse sentido, pretende-se investigar a produção literária da autora em histórias que se constituem por deslocamentos sociais, culturais, linguísticos e subjetivos, construindo, assim, uma obra literária marcada pelo processo migratório. Sua narrativa se confunde com a própria história de vida, ou seja, contém um ‗teor autobiográfico‘ que marca a condição de estar ‗entre duas línguas e duas culturas‘, uma vez que ela nasceu na Argentina - Buenos Aires, porém viveu a infância e a adolescência no Rio de Janeiro - Brasil. Assim, nota-se que essa dualidade trouxe implicações em seu universo ficcional, pois Vidal problematizou em Mais ao Sul a condição do imigrante, a hibridação cultural, o sentimento de não pertencimento, o processo de desterritorialização do sujeito em sua formação identitária e os aspectos da memória do sujeito imigrante. Diante do caótico cenário atual, tornam-se fundamentais debates em torno de tais temas, que possibilitem o esclarecimento sobre a situação à qual estão imersos os indivíduos que se encontram em processo migratório. No presente trabalho, salienta-se a análise da construção poética da obra de Vidal a partir da imersão de sujeitos multiterritorializados em aspectos que tratam do fenômeno conhecido como desterritorialidade (HAESBAERT, 2004; VIDAL, 2004; VIDAL, 2011). Nesse sentido, observou-se que as protagonistas das narrativas, em suas experiências de imigrante ou de seus herdeiros, relataram influências que determinaram a sua consolidação como expressão de identidade. Desse modo, elas foram construídas como sobreviventes de deslocamentos sociais, linguísticos e culturais que enfrentam diversas consequências do deslocamento (in)voluntário. Em suma, destacamos as reflexões iniciadas aqui como uma contribuição pelo reconhecimento da importância das literaturas migrantes e da inegável necessidade de compreensão de um dos fenômenos mais importantes da pós-modernidade: a interdependência cultural.

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Coelho, Ana Cláudia Alves Netto

Data provider

The Federated Network of Institutional Repositories of Scientific Publications (Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas), or simply LA Referencia, is a Latin American network of open access repositories. Through its services, it supports national Open Access strategies in Latin America through a platform with interoperability standards, sharing and giving visibility to the scientific production generated in institutions of higher education and scientific research.


Geographical focus

Related categories

Share this page