Associação Rural de Ajuda Mútua | Land Portal | Securing Land Rights Through Open Data
Acronym: 
ORAM
Focal point: 
oramsede@oram-moz.org

Missão

Defender os direitos e interesses dos camponeses, contribuindo para o desenvolvimento associativo e comunitário, com vista a assegurar a posse e o uso sustentáveis da terra e dos recursos naturais às comunidades rurais.



Visão

A visão da da ORAM é a de uma organização com forte carácter associativo, de referência nacional em assuntos relacionados a terra, recursos naturais e associativismo; com capacidade consolidada no empoderamento das comunidades rurais e no exercício de pressão para gerar mudanças a favor dos camponeses; com uma cultura de gestão transparente e participativa; com recursos humanos capazes, motivados e identificados com a causa camponesa, e com recursos adequados às necessidades.



Objectivo

Fortalecer o protagonismo dos camponeses e a sua capacidade de promover estratégias de posse e uso sustentáveis da terra e dos recursos naturais.



A nossa abordagem

ORAM procura, a luz da sua missão, defender os direitos e interesses dos camponeses, contribuindo para o desenvolvimento associativo e comunitário, com vista a assegurar a posse e o uso sustentável da terra e dos recursos naturais nas comunidades rurais. A intervenção da ORAM no sector de Terras e recursos naturas baseia-se numa abordagem pró pobre e procura salvaguardar pelo menos três aspectos fundamentais a saber: (i)dimensão social, relacionada com a necessidade de se reforçar o papel dos recursos naturais, incluindo a Terra, para a redução da pobreza e promoção do desenvolvimento, por um lado, e por outro, enfatizando a participação das comunidades locais na identificação e implementação das prioridades de desenvolvimento; (ii)dimensão ecológica, relacionada com a necessidade de se garantir a protecção de espécies (animais e plantas) em perigo de extinção e dos ecossistemas frágeis; e (iii)dimensão económica que tem a ver com a forma como as comunidades locais tem acesso e utilizam os recursos naturais para a geração de rendimentos de modo a melhorar a sua qualidade de vida de forma sustentável.

Associação Rural de Ajuda Mútua Resources

Displaying 1 - 10 of 15
Policy Papers & Briefs
August 2019
Africa

If a company wants to use a community’s land for eucalyptus plantations, the community should think carefully about whether this is a good idea. Civil society organizations that support communities in interacting with the government or plantation companies can use this briefing document to start to understand the environmental impacts that communities should be aware of.

Reports & Research
July 2019
Mozambique

Moçambique tem visto muitos investimentos em grande escala com financiamento e operadores nacionais e internacionais, muitas vezes envolvendo a agricultura e a silvicultura de plantações. Frequentemente, os investimentos procuram adquirir grandes propriedades que permitem aos operadores produzirem eles próprios os produtos desejados.

Manuals & Guidelines
August 2018
Mozambique

A Cadeia de Valor de Terras Comunitárias (CaVaTeCo) é uma abordagem que oferece uma fundação para uma melhor gestão de terras e recursos naturais comunitários num contexto de grandes investimentos baseados em uso da terra em Moçambique.

Manuals & Guidelines
August 2018
Mozambique

Uma equipe de campo que delimita as parcelas familiares da abordagem da Cadeia de Valor de Terra Comunitária (CaVaTeCo) inclui 2 ou 3 pessoas, trabalhando com membros da comunidade. A equipe deve ser capaz de implementar tarefas chaves, como:

Manuals & Guidelines
August 2018
Mozambique

A Cadeia de Valor da Terra Comunitária (CaVaTeCo) é uma abordagem que pode melhorar a segurança da posse e gestão de terras comunitárias e recursos naturais no contexto de grandes investimentos em terras. A CaVaTeCo fornece a base conceptual para o trabalho nos Distritos de Namarroi e Ile na Província da Zambézia pela ORAM e Terra Firma.

Manuals & Guidelines
August 2018
Mozambique

A field team delimiting family land parcels the Community Land Value Chain approach (CaVaTeCo in Portuguese) comprises 2 or 3 people, working with community members. The team must be able to implement key tasks, such as:

Manuals & Guidelines
August 2018
Mozambique

The Community Land Value Chain (CaVaTeCo in Portuguese) is an approach that can improve tenure security and management of community lands and natural resources in the context of large-scale land investments. CaVaTeCo provides the conceptual base for the LEGEND Project, implemented by ORAM and Terra Firma in Mozambique’s Districts of Namarroi and Ile in northern Zambézia province.

Manuals & Guidelines
July 2018
Mozambique

The Community Land Value Chain (CaVaTeCo in Portuguese) is an approach that can improve tenure security and management of community lands and natural resources in the context of large-scale land investments. CaVaTeCo provides the conceptual base for work in Mozambique’s Districts of Namarroi and Ile in Zambézia Province by ORAM and Terra Firma.

Manuals & Guidelines
July 2018
Mozambique

The Community Land Value Chain (CaVaTeCo in Portuguese) is an approach that can improve tenure security and management of community lands and natural resources in the context of large-scale land investments. CaVaTeCo provides the conceptual base for the LEGEND Project, implemented in Mozambique’s Districts of Namarroi and Ile in the northern province of Zambézia by ORAM and Terra Firma.

Share this page