Cabo Verde sofre a pior seca desde 1977 | Land Portal

Em Novembro de 2015, a barragem de Poilão, no interior da ilha de Santiago, estava pintada do verde de esperança. A água tinha transbordado levando até a passeios de bote naquela barragem. As zonas limítrofes estavam cheias de plantações agrícolas, uma variedade de produtos e uma competição de quem vendia mais barato.

Dois anos e meio depois, a barragem secou por falta de chuva. O verde de esperança deu lugar a um castanho agreste. Passear na localidade só se for a pé, de uma ponta a outra. Sem uma gota de água, os agricultores falam numa situação extremamente difícil: campos secos e animais que desfalecem por falta de pasto são relatos que se multiplicam.

Esta é uma das piores secas a afetar Cabo Verde nos últimos 40 anos. Em entrevista à Rádio de Cabo Verde, o ministro da Agricultura, Gilberto Silva, afirmou que a situação vigente "só é comparável à seca de 1977 e à seca de 1947, em que a situação foi muito complicada". "Em 1947, inclusive, houve fome e mortandade”, lembra.

Preocupação com o gado

Depois de ter visitado, recentemente, o Maio, o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, considerou gritante a situação do gado na ilha: "Tivemos a oportunidade de falar com dezenas de criadores de animais, com agricultores e com pescadores e ficámos com uma grande preocupação: a fragilidade dos criadores de gado e também a situação do gado na ilha do Maio".

"Há sinais visíveis de má nutrição, poderia dizer de fome, nos animais, há falta de água, há falta de ração e pasto. Os produtores, os agricultores e criadores de gado no Maio precisam de soluções urgentes antes que haja uma catástrofe nacional. O problema já não é só apoiar com ração, esse gado está magro e sem condições, esse gado já não produz leite nem carne é preciso salva-lo de morrer", alertou Jorge Santos.

PM nega emergência

A seca severa levou a FAO a incluir Cabo Verde na lista de países a necessitar de assistência alimentar externa. Porém, o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, garante que a situação não é de crise alimentar.

"Não há um problema de emergência alimentar, situações de crise de alimentos para os cabo-verdianos. Isto não existe, o que existe são efeitos fortes relativamente aquilo que é o impacto da produção agrícola e pecuária e o efeito direto nas pessoas que vivem dessas actividades", sublinha. Ainda assim, o país já está a preparar o novo ano agrícola tendo em conta todos os cenários.

 

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página