COP26 ressalta que mulheres suportam o peso da crise climática | Land Portal

ONU News/Laura Quiñones. Ativista indígena do povo Wapixana na Guiana, Immaculata Casimero, trabalha para ajudar a dar mais poder aas mulheres em sua comunidade

Conferência da ONU para Mudança Climática apontou que grupo soma 80% dos deslocados por desastres; Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Estados Unidos, disse que Congresso planeja aprovar uma legislação para dobrar o financiamento climático internacional.

As mulheres assumiram o palco na COP26 nesta terça-feira para mostrar que a mudança climática não é neutra em termos de gênero e que as ações nesse campo precisam de participação feminina. 

O argumento é que investir em mulheres e meninas cria efeitos em cascata que são sentidos em comunidades inteiras e o conhecimento de linha de frente que elas possuem é necessário agora mais do que nunca.

OIM/Celeste Hibbert

OIM/Celeste Hibbert. Conferência da ONU para Mudança Climática apontou que grupo soma 80% dos deslocados por desastres

Aquecimento

A atuação das mulheres fica ainda mais relevante após a divulgação de uma nova análise que mostra que os anúncios dos líderes mundiais na COP26 ainda deixam o planeta no caminho do aquecimento global catastrófico.

Após percorrer cerca de 13 mil quilômetros pela Europa, Little Amal, um fantoche gigante que representa uma jovem refugiada síria, chegou a Glasgow na hora certa para o “Dia da Mulher” na COP26.

A obra de arte com 3,5 metros de altura surpreendeu os participantes da plenária quando subiu as escadas e se juntou à ativista climática de Samoa Brianna Fruean em um abraço e uma troca de presentes. Brianna deu a ela uma flor, representando esperança e luz, e Amal retribuiu com um saco de sementes.

A ativista afirmou: “Nós embarcamos aqui para uma jornada, de dois lugares muito diferentes, mas estamos conectadas pelo fato de estarmos vivendo em um mundo quebrado que tem sistematicamente marginalizado mulheres e meninas. Especialmente mulheres e meninas de comunidades vulneráveis.”

Emergência climática

Fruean lembrou aos participantes que o peso da emergência climática que amplifica as desigualdades existentes é frequentemente mais suportado pelas mulheres.

Ela destacou que Amal trouxe sementes para compartilhar fisicamente, para inspirar, sementes representam esperança. A beleza delas é que “você precisa ser altruísta o suficiente para se contentar com o fato de não poder comer os frutos ou dar flores, mas sentir que vale a pena saber que seus filhos viverão com sua beleza”.

Ela usou sementes como uma metáfora das decisões que estão sendo tomadas na COP26 para o futuro do nosso planeta.

Fruean destacou ainda que essas unidades precisam ser regadas e nutridas para dar frutos e flores, convidando os delegados a continuarem seu trabalho após o término da conferência.

“Vou plantar essas sementes quando nossos ministros estiverem prontos, mas espero que dentro das negociações e das salas você possa plantá-las e quando saímos da COP, você cuide delas para que cresçam em um mundo lindo que mereça garotas como Amal e que todas as garotas estejam seguras nele.”

A relação entre a equidade de gênero e a crise climática

O presidente da COP26, Alok Sharma, fez uma breve intervenção, mas não sem ser observado pela pequena Amal e Fruean, que se ergueram assistindo seu discurso.

Ele destacou o tema do dia “porque gênero e clima estão profundamente interligados”. Sharma ressaltou que o impacto da mudança climática afeta as mulheres e meninas de forma desproporcional”.

A pequena Amal e as meninas sírias que ela representa fazem parte dos 80% dos deslocados por desastres e mudanças climáticas em todo o mundo.

Por milênios, as mulheres tiveram uma relação especial com a natureza. Elas contribuem enormemente para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável de suas comunidades, bem como para a manutenção dos ecossistemas, da diversidade biológica e dos recursos naturais do planeta.

Recursos naturais e ecossistemas

Em países em desenvolvimento, elas são geralmente as primeiras gerir o capital ambiental que as rodeia. Desde coletar água para cozinhar e limpar, usar a terra para o gado, buscar alimentos em rios e recifes e coletar lenha, as mulheres em todo o planeta usam e interagem com os recursos naturais e ecossistemas diariamente.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, e outras agências da ONU, elas também são as primeiras a sentir os efeitos da mudança climática ao precisarem percorrer distâncias cada vez maiores para encontrar o que precisam para alimentar suas famílias.

Além disso, embora a degradação ambiental tenha graves consequências para todos os seres humanos, afeta em particular os setores mais vulneráveis da sociedade, principalmente as mulheres, cuja saúde é mais frágil durante a gravidez e a maternidade.

Pnud/Ho Ngoc Son

Pnud/Ho Ngoc Son. De acordo com Pnud, as mulheres são as primeiras a sentir os efeitos da mudança climática

Uma questão de justiça

No entanto, o reconhecimento da contribuição real ou potencial feminino para a sobrevivência do planeta e para o desenvolvimento permanece limitado. A desigualdade de gênero e a exclusão social continuam a aumentar os efeitos negativos da gestão ambiental insustentável e destrutiva sobre mulheres e meninas.

Normas sociais e culturais discriminatórias persistentes, como acesso desigual à terra, água e outros recursos e a falta de participação nas decisões relativas ao planejamento e gestão da natureza, muitas vezes levam à ignorância das enormes contribuições que podem dar.

A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse aos delegados da COP26 que enfrentar o clima em rápida mudança é uma questão de justiça e igualdade com os mais vulneráveis e afetados, incluindo comunidades indígenas, países menos desenvolvidos. Ela destacou o foco hoje e todos os dias nas mulheres.

Financiamento

Pelosi observou que trouxe 21 pessoas na maior delegação parlamentar americana até o momento para uma COP. Ela anunciou que, até o final do ano, o Congresso planeja aprovar uma legislação para dobrar o financiamento climático internacional.

A ideia é “reconstruir melhor com as mulheres”, disse para as mulheres integrantes de sua delegação. Uma delas foi a deputada Alexandra Ocasio Cortez, conhecida por ser a mulher mais jovem a servir no congresso dos Estados Unidos e por ser uma das mais sonantes e ativas em ações e legislação climática.

Em entrevista à ONU News, ela disse que a liderança que as levou a Glasgow não será a liderança que as tirará daquele lugar, referindo-se ao motivo pelo qual era importante para as mulheres se envolverem na luta pelo clima.

Mulheres da América do Sul ao Ártico

Tendo esse aspecto em mente, a ativista indígena do povo Wapixana na Guiana, Immaculata Casimero, trabalha para ajudar a dar mais poder aas mulheres em sua comunidade.

Em entrevista à ONU News, ela revelou que conduz sessões de capacitação porque gostaria de ver mais mulheres na liderança. Em grande parte do tempo, existem apenas homens exercendo liderança e o patriarcado “precisa ser quebrado”. 

A ativista indígena disse que mulheres podem liderar melhor do que os homens como acontece em casa, cuidando dos filhos, e tendo em conta que “toda a humanidade existe” por causa delas.

Casimero também apontou que mulheres indígenas são veículos do conhecimento tradicional para as novas gerações, e têm um papel extremamente importante no combate às mudanças climáticas.

Insegurança alimentar

Nessa área, a crise atingiu sua comunidade natal este ano com a perda de “vários hectares de lavouras de mandioca, sua principal fonte de renda”. As chuvas foram fortes e inesperadas. A situação também gerou insegurança alimentar.

Ela contou que o “sol está muito mais quente do que antes”. Pelo clima que se faz sentir, o povo não sabe como realmente se adaptar “porque quando deveria haver chuva, há sol e quando deveria haver sol, há chuva”. 

Casimero contou ainda que todo o sistema de cultivo e agrícola é afetado pela mudança climática e “não há mais nada de que depender”.

Em outra parte do mundo vivem os Sami, povos indígenas de língua fino-úgrica da região de Sápmi. Atualmente a área que abrange grande parte do norte da Noruega, Suécia, Finlândia também está sentindo em primeira mão a crise climática.

ONU News/Laura Quiñones

ONU News/Laura Quiñones. Em outra parte do mundo vivem os Sami, povos indígenas de língua fino-úgrica da região de Sápmi

Pavilhão Indígena

Em declarações feitas no Pavilhão Indígena na COP26, a jovem ativista Maja Kristine Jama disse que a mudança climática no Ártico está acontecendo muito rápido. 

Ela destacou que o tempo vem alterando acompanhado de muita instabilidade. Onde os invernos são instáveis, o congelamento do gelo não ocorre como deveria. Todo o conhecimento tradicional para administrar a paisagem também está mudando.

No evento, a amiga Elle Ravdna Nakkakajarvi disse líderes mundiais presentes na conferência que os escutem e não digam apenas que o farão. 

Lacuna de liderança

Ela declarou: “Não façam promessas vazias, porque somos nós quem sente as mudanças climáticas em nossos corpos e temos conhecimento sobre as terras e águas em nossas áreas e podemos encontrar soluções. Nós merecíamos ser ouvidos.”

Esta terça-feira a COP26 teve ainda o Dia da Ciência. Na sessão temática, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, apresentou uma atualização do último Relatório de Lacunas de Emissões. A nova versão inclui dados de promessas feitas desde o início da conferência.

A diretora executiva da agência, Inger Andersen, ressalta que o mundo ainda “não está fazendo o suficiente, não está onde precisa estar e precisa dar um passo à frente com muito mais ação, urgência e muito mais ambição”.

Ela destaca haver ainda “uma lacuna de liderança”, que precisa ser notada antes do bater do martelo encerrando a COP26.

Antes de iniciar o evento, o relatório revelou que com as atuais contribuições e promessas nacionais, o mundo estava a caminho de reduzir cerca de 7,8% das emissões anuais de gases de efeito estufa em 2030, a lacuna entre os 55% necessários para conter o aquecimento global para 1,5º C.

Promessas

Inger Andersen destacou que olhando para o resultado das promessas, francamente considerava “um elefante parindo um rato”. 

Para ela, é necessário pensar se isso é bom o suficiente ou se o mundo pode se estender mais, incluindo os planos e promessas atualizados porque “o mundo só vai cortar 8% das emissões até o final da década”.

Andersen considera positivo ver os países aceitando os dados e a dialogar como não acontecia em Paris, mas que não era bom notar que as promessas são geralmente vagas, não transparentes.

A chefe do Pnuma sublinhou que o foco em algumas tem sido em gases de efeito estufa, outras apenas no carbono. Ela destacou ainda que muitas delas são difíceis de calcular e exigir responsabilidades. 

 

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página