ONU ressalta urgência global para salvar 1 bilhão de hectares de terras | Land Portal

Degradação afeta cerca de 40% de toda a superfície não coberta por gelo; Abidjan acolhe Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação; vice-chefe da ONU ressalta atenção à dimensão e sentido de urgência para enfrentar situação; presidente da Assembleia Geral alerta sobre efeitos sobre vida de 3,2 bilhões de pessoas.

A capital marfinense Abidjan acolhe desde esta segunda-feira a 15ª sessão da Conferência das Partes, COP15, da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, Unccd.

Vários representantes da ONU participam na sessão de alto nível do evento, que acontece sob o tema “Terra. Vida. Legado: Da escassez à prosperidade”.

Impacto

A vice-secretária-geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, ressaltou o custo de US$ 12 trilhões trazido pela pandemia e seu peso em governos. Associado ao problema está o impacto da guerra na Ucrânia afetando a alimentação, o desenvolvimento e as finanças de 1,7 bilhão de habitantes em todo o mundo.

Mohammed mencionou a situação do extremo leste da África, que vive a pior seca em 40 anos com 10 milhões de crianças em grave risco. 

Há ainda, a preocupação com desastres naturais como a severa onda de calor no sul da Ásia que “testa o limite da sobrevivência humana” e as recentes inundações no planeta, sendo que as mais recentes ocorreram na África do Sul.

A vice-chefe da ONU lembrou que o mundo se uniu em 2015 para adotar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, e o Acordo de Paris ao ressaltar que o cumprimento dessas promessas requer ter em conta a escala e o sentido de urgência. 

Investimentos

Para ela, os fundos contra a desertificação e degradação das terras devem canalizados aos países que realmente necessitam e os investimentos aplicados em áreas que terão um impacto decisivo na criação de um futuro mais inclusivo e sustentável.

Já o presidente da Assembleia Geral, Abdulla Shahid, enfatizou que a degradação da terra mina a vida de 3,2 bilhões de pessoas. Nesse processo, as atividades humanas influenciam diretamente o fenômeno em 70%. 

Por isso, ele disse que o mundo não pode tolerar que a relação com o planeta se deteriore ao recordar as ligações entre desertificação, mudanças climáticas e perda de biodiversidade.

Em momento de recuperação pós-pandêmica, Shahid destacou que é preciso estar ciente que um relacionamento saudável com o planeta é fundamental para evitar o surgimento de outras doenças.

Prosperidade

O líder da Assembleia Geral pediu determinação em toda ação necessária para avançar contra a mudança climática, conservar e proteger a biodiversidade e manter ecossistemas para garantir uma partilha da prosperidade e do bem-estar no contexto de um mundo responsável pelo clima.

O evento pretende lançar um chamado global à ação para garantir que os benefícios da terra cheguem a gerações presentes e futuras. De acordo com o alerta lançado na preparação da reunião, cerca de 40% da superfície terrestre não coberta por gelo está degradada. 

Ecossistemas

A Conferência debaterá a restauração de 1 bilhão de hectares de terras degradadas entre agora e 2030.

Outros alvos são promover o uso da terra contra os impactos das mudanças climáticas e o combate aos crescentes riscos de desastres tais como secas, tempestades de areia e poeira e incêndios florestais.

Além de chefes de Estado, o evento junta ministros do Meio Ambiente, representantes do setor privado e da sociedade civil.
A conferência acontece no contexto da Década das Nações Unidas sobre a Restauração de Ecossistemas, que foi proclamada pela Assembleia Geral.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página