Jordânia retoma terras cedidas a Israel há 25 anos | Land Portal
Israel controlou os terrenos agrícolas de Ghoumar e Al-Baqoura durante 70 anos, tendo tido permissão para arrendar as duas áreas no âmbito do acordo de paz firmado em 1994.
 
Fonte: Africa 21
 
O rei da Jordânia anunciou este domingo a “soberania total” sobre duas zonas arrendadas a Israel, pondo fim a uma cedência de 25 anos estabelecida no acordo de paz de 1994.
 
“Anuncio o fim do anexo das duas áreas, Ghoumar e Al-Baqoura, [firmado] no tratado de paz e imponho a nossa total soberania sobre cada centímetro delas”, afirmou hoje o rei Abdullah II, citado pela Associated Press.
 
Israel controlou os dois terrenos agrícolas durante 70 anos, tendo tido permissão para arrendar as duas áreas no âmbito do acordo de paz firmado em 1994, com a hipótese de que, após esse período, a autorização seria renovada automaticamente “a menos que previamente denunciado” o acordo.
 
Uma das áreas é um local popular entre os visitantes no norte de Israel, conhecido em hebraico como a “Ilha da Paz”.
 
Com a deterioração das relações entre as duas nações vizinhas, que completam este ano 25 anos de paz, Abdullah anunciou, no final do ano passado, que colocaria fim ao contrato.
 
Mas mesmo com um prazo iminente, Israel tinha esperança de que pudesse ser encontrada uma solução. Contudo, o anúncio de hoje do rei Abdullah II parece deitar por terra essa possibilidade e a Jordânia deve recuperar o controlo total das áreas esta semana.
 
No ano passado, a Jordânia decidiu não renovar uma cláusula do acordo de paz que concedia a Israel o uso de dois enclaves dentro do território da Jordânia (Baqoura/Naharayim e Al Ghamr/Zofar).
 
Baqoura é uma zona fronteiriça jordana de seis quilómetros quadrados na província de Irbid (noroeste) e Ghoumar é um setor fronteiriço de quatro quilómetros quadrados na província de Aqaba (sul).

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página