Location
O Centro de Direitos Econômicos e Sociais (CDES) é uma organização não governamental de direitos humanos. Criada no ano de 2000, em Porto Alegre, dentro do contexto social e político de realização do I Fórum Social Mundial que acontecia na cidade naquele ano. O CDES DIREITOS HUMANOS, desde o seu início, pautou sua atuação na defesa e promoção dos direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais, realizando trabalhos e atividades voltadas a promoção, proteção e defesa dos DHESC através de ações de pesquisa, assessoramento técnico e formação realizadas a partir de uma perspectiva crítica dos direitos humanos. Neste período, o CDES teve a sua atuação voltada a consolidação da luta urbana pelo acesso à terra no Estado do Rio Grande do Sul, mediante a defesa jurídica das ocupações contra os despejos, do apoio técnico aos assentamentos informais para buscar a regularização fundiária e do apoio a produção habitacional de interesse social.
Members:
Resources
Displaying 1 - 4 of 4Cartilla CDES Conflitos Fundiários
Segundo dados da Fundação João Pinheiro, o déficit habitacional brasileiro (ao redor de 6 milhões de unidades) concentra-se na sua maioria em torno de 90% - na faixa de renda de 0 a 3 salários mínimos. Por outro lado, a política habitacional existente Programa Minha Casa Minha Vida - não teve ainda a efetividade esperada de atacar esse déficit e reduzir o número de pessoas sem teto no país.
CDES direitos humanos e sociais
Esse material tem como objetivo apoiar a realização de atividades de formação sobre a cidade, o desenvolvimento e a gestão democrática, sob a perspectiva dos direitos humanos com o objetivo de fortalecer comunidades, movimentos sociais e organizações da sociedade civil que lutam por cidades mais justas no Brasil. Ele é dividido nos seguintes módulos: Direitos Humanos e Direitos Sociais; Gestão Democrática Desenvolvimento Urbano Acesso  terra e  moradia adequada Mais da metade da população mundial mora em áreas urbanas. Aproximadamente 3,3 trilhões de pessoas. Em 2030 serão 5 rilhões.
Os conflitos fundiários urbanos no Brasil: estratégias de luta contra os despejos e empoderamentos a partir da teoria crítica dos direitos humanos.
Os conflitos fundiários urbanos no Brasil: estratégias de luta contra os despejos e empoderamentos a partir da teoria crítica dos direitos humanos. Organizadores: Cristiano Muller, Karla Fabrícia Moroso Santos de Azevedo; ilustrações Dora Bragança Castagnino e Pedro Leite – Porto Alegre: CDES Direitos Humanos, 2014. 161 p. : il.
Cartilha de Prevenção de Despejos – Práticas e instrumentos de resistência aos despejos
Cartilha de Prevenção de Despejos - Práticas e instrumentos de resistência aos despejos Centro de Direitos Econômicos e Sociais CDES Direitos Humanos Apoio Fundação Ford Ano da publicação - 2013