FAO reconhece Brasil como referência mundial em conservação do Solo (Brasil) | Land Portal

Com programação abrangente, encontro promoveu debate sobre importância do solo como fator de produção e dos desafios da produção sustentável

Cerca de 150 pessoas prestigiaram o Seminário Comemorativo do Dia Nacional da Conservação do Solo, que aconteceu na última quarta-feira (12/04), no Auditório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em Brasília. Organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o apoio da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF), o encontro promoveu um relevante debate acerca da importância do solo como fator de produção e dos desafios da produção sustentável.

Com um público formado por produtores, extensionistas rurais, pesquisadores agrícolas, estudantes, ambientalistas e profissionais de áreas afins, o evento contou com a participação de Alan Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no Brasil. Durante a abertura, Bojanic reconheceu os avanços nacionais na área de manejo de solo como referência mundial, mas ressaltou a importância de se empregar esforços para a construção de indicadores que mostrem a redução da degradação do solo nos próximos cinco anos.

A programação abordou ainda diversos assuntos pertinentes ao tema, como o tráfego controlado em fazendas para melhorar os atributos do solo e a produtividade das culturas, com o pesquisador Kleberson Souza, da Embrapa Cerrados; Conservação de solo como engenharia social no meio rural e urbano, com o professor Eyiti Kato, da Universidade de Brasília (UNB); Manejo da matéria orgânica e sua relevância para a conservação do solo, com o professor e pesquisador da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Moraes Sá; Manejo de plantas de cobertura, com o agricultor Milton Zancanaro, que mostrou as práticas de conservação aplicadas em sua propriedade. E o encerramento ficou a cargo do presidente da FEBRAPDP, Alfonso Sleutjes, que mostrou a evolução do Sistema Plantio Direto no Paraná e seus impactos no meio ambiente, com a visível redução da erosão em diversos casos. "O Sistema Plantio Direto no Brasil foi desenvolvido, a princípio, pelos agricultores pioneiros para controlar a erosão. Hoje, o Brasil é considerado um exemplo para o mundo, com mais de 30 milhões de hectares de área em Sistema Plantio Direto que tem rentabilidade, conserva o solo e respeita a natureza.", explica ele.

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page