Discursos à volta do Regime de Propriedade da Terra em Moçambique | Land Portal

Información del recurso

Date of publication: 
Julio 2015
Resource Language: 
Pages: 
35

Estado frágil, com um centro de poder bem delineado, graças ao papel das elites, sobretudo do partido no poder desde a independência nacional em 1975 (Frelimo), Moçambique é um país de grandes desigualdades sociais que têm estado na origem de descontentamentos da sua população, assim como de lutas de poder, inclusive no seio das elites que integram os sistemas do poder. Situado na África Austral, com uma população de cerca de 25 milhões de habitantes e uma superfície total de 801.590 km², o país é ainda considerado um dos mais pobres do mundo, com mais de metade (54%) da sua população vivendo em situação de pobreza absoluta (menos de 1$/dia).

Para muitos, os 16 anos de guerra civil (1976-1992), que opuseram a Frelimo e a Renamo, são em parte responsáveis por esta situação uma vez que, com a guerra, a administração pública foi destruída, o que precipitou o aumento dos níveis de pobreza e provocou a deslocação de milhares de habitantes de uma região para outra (Wit, 2002) e para o estrangeiro.

Autores y editores

Publisher(s): 

O Observatório do Meio Rural (OMR) é uma pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica e com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.


Registada na Conservatória do Registo das Entidades Legais sob o Número Único de Entidade Legal 100274736, com sede na cidade de Maputo, República de Moçambique.

Foco geográfico

Categorias relacionadas

Comparta esta página