COP 27: Cabo Verde defende com o debate da questão das “perdas e danos” | Land Portal

Cabo Verde defende com “unhas e dentes” o debate da questão das “perdas e danos” na Conferência do Clima que decorre em Sharm el Sheikh, no Egipto. Um dossier que ao longo dos anos tem vindo a ser adiado e que agora se encontra no centro de debate. Na COP 27 Cabo Verde pediu ainda a conversão da dívida pública em “investimento climático". 

A participar na Convenção das Nações Unidas sobre o Clima está Cabo Verde, que este ano traçou uma estratégia baseada na mitigação, perdas e danos e adaptação e financiamento. Nos últimos anos Cabo Verde tem sido muito fustigado por fenómenos climáticos que representam grandes prejuízos económicos para o país.

Na sua deslocação a Sharm el Sheikh, o Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, defendeu a possibilidade de os pequenos estados insulares em desenvolvimento converterem a dívida pública em “investimento climático". O chefe de Estado sublinha que a concretizar-se esta medida “estaremos a criar condições para termos melhores condições de vida em África”.

Carlos Moniz, Ponto Focal de Cabo Verde junto da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC, sigla em inglês), em entrevista à RFI explica que o arquipélago integra o grupo de trabalho africano para a questão das “perdas e danos”: “Cabo Verde tem defendido esse dossier com ‘unhas e dentes’. Desde Varsóvia que se falava nas ‘perdas e danos’”, mas foi sempre sendo “empurrado para a frente”. Pelo facto da COP se realizar num país africano, "pode ser que  Sharm el Sheikh  seja a cidade de algumas decisões. Pode ser que haja alguma luz no fundo do túnel. Não acredito que seja tudo aqui resolvido e que vai haver algum texto relativo a perda de danos, mas penso que vai-se dar um grande avanço para que no Dubai, na COP 28 se feche esse processo”.

Numa altura em que os diferentes relatórios dão conta de cenários não muito animadores no que ao aquecimento global diz respeito, Carlos Moniz refere que “a esperança é a última a morrer. Na primeira semana [de COP] tivemos algumas movimentações. COP é África e África tem que fazer de tudo para que esta COP seja de referência. Uma COP com decisões, que dê luz aos países em vias de desenvolvimento, que dê esperança para a humanidade e para o planeta. Uma COP que dê esperança para tudo e todos que amam o mundo e a natureza.”

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página