A realidade climática africana não é considerada na narrativa global | Land Portal

Foto: Angela Sevin/Flickr

Conselheira do secretário-geral da ONU para África, Cristina Duarte, fala sobre a importância de Cabo Verde em ações de enfrentamento à emergência climática; coberto 99,3% por água, o país africano de língua portuguesa é peça-chave nas discussões do continente sobre o tema.


O combate à mudança climática é uma questão de sobrevivência para um país como Cabo Verde. A declaração é da conselheira do secretário-geral para África, Cristina Duarte.

A nação de língua portuguesa, no oeste da África, tem 99,3% de seu território coberto por águas. Nessa entrevista à ONU News, durante a visita oficial do secretário-geral a Cabo Verde, ela afirmou que apesar de não contribuir para a mudança climática, a África como um todo, paga uma alta conta pela emergência do clima.

Linha de frente

“Como deve saber, a realidade africana, os desafios de desenvolvimento para África não têm sido devidamente considerados na narrativa global das mudanças climática. E como disse o secretário-geral, várias vezes nessa visita, os países desenvolvidos, industrializados é que são essencialmente responsáveis por esta situação. A África, como se sabe, todo o continente, a contribuição é 3.8% mais ou menos, então completamente marginal.”

Durante a visita oficial a Cabo Verde, António Guterres, chamou a atenção para a posição do país na linha de frente dos efeitos do aquecimento global e citou a seca que atravessou a nação lusófona nos últimos anos.

Acordo de Paris

O líder da ONU pediu mais solidariedade e ação dos países desenvolvidos para cumprir suas promessas com base no Acordo de Paris de destinar US$ 100 bilhões às nações em desenvolvimento para mitigar os efeitos da mudança climática.

A conselheira de António Guterres, Cristina Duarte, acredita que a África deve liderar o processo de transição para energias renováveis porque o continente já se encontra nesta situação. O que, segundo ela, ainda falta é o acesso à energia.

Pelo menos 600 milhões de africanos ainda vivem sem eletricidade. Para Duarte, a resposta está na geração de energia solar e eólica.

Mas ao se referir ao próprio país de nascimento, Cabo Verde, a conselheira de Guterres acredita que a energia azul é a melhor maneira de garantir resiliência, sustentabilidade e recursos econômicos para a nação a longo prazo.

“E, portanto, eu acho que a questão dos oceanos para Cabo Verde é uma questão de sobrevivência. Portanto a sua preservação, mas num contexto de geração ou de gestão de um recurso natural porque nós temos que tirar de lá o que Cabo Verde precisa para se desenvolver. Mas não esquecendo que para Cabo Verde é um recurso econômico.”

Cristina Duarte participou da delegação de António Guterres a Cabo Verde, onde o líder das Nações Unidas discursou na abertura da Cúpula do Oceano, em Mindelo.

Guterres também conheceu as instalações da Ocean Race, o desafio mundial de regatas que saiu de Alicante, na Espanha, e passou por Cabo Verde, em sua segunda etapa pelo Atlântico.

Leia na íntegra a entrevista de Cristina Duarte a Alexandre Soares, enviado especial a Cabo Verde:

 

ONU News: Qual é a importância para este arquipélago e para África do tema dos oceanos?

Cristina Duarte: O tema dos oceanos enquadra-se como é evidente num tema mais desafiante que é o tema das mudanças climáticas. Eu penso que está claro para todo mundo quem é responsável pelas mudanças climáticas, que são os países que produzem o CO2, e quem está a sofrer mais o resultado das mudanças climáticas. Todo mundo sabe. Infelizmente, esta realidade não é devidamente considerada no processo de formação. Primeiro, no processo de diálogo. E no processo de formação das narrativas globais. Como deve saber, a realidade africana, os desafios de desenvolvimento para África não têm sido devidamente considerados na narrativa global das mudanças climática. E como disse o secretário-geral, várias vezes nessa visita, os países desenvolvidos, industrializados é que são essencialmente responsáveis por esta situação. A África, como se sabe, todo o continente, a contribuição é 3.8% mais ou menos, então completamente marginal. E se excluirmos dois países, três, é 0.5%. Portanto, eu poderia dizer que África não precisa de fazer a transição porque já está lá. E eu não sei como transitar por uma posição que já estamos lá. Do ponto de vista físico, fica meio complicado. Então, o problema da África neste conversa energia-clima é o acesso à energia. África tem 600 milhões de pessoas sem eletricidade. África precisa de gerar, criar 18 milhões de postos de trabalho. Portanto, eu penso que cada país africano tem a legitimidade de encetar seu próprio planeamento energético, definir o seu próprio energy mix equacionando todas as suas fontes energéticas.  E como é evidente, para aqueles problemas, aqueles desafios que as energias renováveis colocam sobre a mesa as soluções ótimas, as soluções mais eficientes, eu acho que a África deve abraçar com força e deve liderar esse processo. Por exemplo, é inquestionável que levar eletricidade a 600 milhões de pessoas implica necessariamente levar energia. Para além de eletricidade. Não é só uma lâmpada na casa das pessoas. Levar energia para que essas famílias em aldeias remotas possam encontrar alternativas de rendimento familiar. É claro que as soluções das energias renováveis, portanto como energia solar e eólica etc, off-grid são as mais adaptadas. E neste aspecto, a África deve liderar. Agora, não coloquem a África num colete de forças dizendo que a solução para tudo aqui começa e aqui termina, em termos de energias renováveis porque não é assim. Porque, evidentemente, não é assim.

ON: E durante esta viagem, que desafios específicos e que soluções é que encontrou, que acha que são um exemplo par ao resto do continente?

CD: A problemática dos oceanos, como disse o doutor primeiro-ministro Ulisses Correia Silva, e disse muito bem, a problemática dos oceanos, no caso de Cabo Verde, é uma questão de sobrevivência. E como ele disse: Cabo Verde é, se não me falha a memória, 99.3% oceano. Eu até costumo, em determinadas conversas, dizer que nós somos capazes de sermos mais seres do mar do que seres da terra.

Eu tenho vindo a dizer isso nos últimos 10 anos. E, portanto, eu acho que a questão dos oceanos para Cabo Verde é uma questão de sobrevivência. Portanto a sua preservação, mas num contexto de geração ou de gestão de um recurso natural porque nós temos que tirar de lá o que Cabo Verde precisa para se desenvolver.

Mas não esquecendo que para Cabo Verde é um recurso econômico.

FIM


 

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página