Angola: Centenas ficam sem casa em despejos e demolições forçados | Land Portal
Author(s): 
HRW
Language of the news reported: 
portugués

Foto: kaysha/flickr

Investigar uso de força excessiva por parte da polícia contra moradores

 

As autoridades angolanas devem suspender imediatamente os despejos e demolições forçados no sul de Luanda, afirmou hoje a Human Rights Watch. O governo também deve garantir que os proprietários das casas já demolidas recebem reparações imediatas sob a forma de indemnizações, realojamento adequado e alternativas de alojamento.

As forças de segurança angolanas invadiram a zona do Zango 3, na capital, em 27 de fevereiro de 2023, despejando os moradores à força e, imediatamente de seguida, demolindo mais de 300 casas, deixando centenas de pessoas sem-abrigo. Os moradores descreveram que quem se recusou a abandonar a sua casa ou se reuniu para se manifestar pacificamente contra as ações das forças de segurança foi espancado e detido. As autoridades locais alegam que as casas foram construídas ilegalmente.

“As autoridades angolanas devem suspender imediatamente todas as operações de despejo e demolição em Luanda que violem as normas do direito internacional”, disse Ashwanee Budoo-Scholtz, diretora adjunta para África da Human Rights Watch. “Os oficiais responsáveis pelos despejos ilegais e pelo uso de força excessiva contra os moradores têm de ser responsabilizados.”

No dia 27 de fevereiro, entre as 7h00 e as 8h00, uma força conjunta de agentes da polícias e militares  munidos de espingardas militares e cassetetes, chegou sem avisar à zona do Zango 3, no município de Viana, de acordo com as descrições dos residentes. Um homem de uniforme da polícia e megafone em punho, descrito pelas testemunhas no local como o comandante da força, disse aos moradores para abandonarem as suas casas e ordenou ao motorista de uma escavadeira que começasse a destruí-las. Segundo os moradores, as forças de segurança não apresentaram nenhum mandado judicial, não se apresentaram à chegada, nem explicaram sob que ordens estavam a agir.

“Apareceram de surpresa quando a minha mulher e eu estávamos a preparar-nos para sair de casa para ir trabalhar”, disse Juliano, que não quis divulgar o nome completo. “Até agora [1 de março] não sei quem é que os mandou cá para me destruir a casa.” Juliano mora no bairro desde 2020 e possui os documentos legais da casa onde vivia, emitidos pela administração local de Viana. Vivia nesta casa com a mulher e os três filhos.

“Ainda estava no quarto a dar de mamar ao meu bebé quando ouvi aquela voz a mandar-nos sair de casa”, disse Rosa, outra moradora. “A seguir, dois soldados arrombaram-me a porta de casa e começaram a colocar os móveis, panelas, roupas – tudo – na rua. Quando tentei pará-los, um dos soldados deu-me uma bofetada na cara.”

Moradores e dois jornalistas que cobriam os despejos explicaram que a polícia espancou quatro homens que tentaram proteger as suas propriedades, tendo detido dezenas de outras pessoas que se reuniram para se manifestar pacificamente. Os jornalistas alegam que a polícia e os soldados negaram o acesso da comunicação social à área.

A Human Rights Watch procurou obter comentários da polícia angolana em 28 de fevereiro. Um porta-voz disse desconhecer qualquer operação de despejo e demolição em Viana. No entanto, a Administração do Município de Viana emitiu, no final do dia, um comunicado de imprensa que confirma a operação. A autarquia alega que os residentes construíram as casas ilegalmente e “contra os avisos das autoridades” numa área reservada à construção de uma central elétrica que servirá a zona do Zango. Além disso, a operação de despejo e demolição visa “limpar” os terrenos que estavam ocupados por pessoas “que, com as suas ações (…) põem em causa a concretização de projetos que irão beneficiar muitas famílias e acelerar o desenvolvimento do país”.

De acordo com o direito internacional, um “despejo forçado” é “a remoção permanente ou temporária, contra a sua vontade, de indivíduos, famílias e/ou comunidades das casas e/ou terras que ocupam, sem a provisão e o acesso a formas adequadas de proteção legal ou de outra natureza.” Mesmo quando a expropriação de terras levada a cabo pelo governo é legal, as autoridades têm de aplicar proteções mínimas de natureza processual, incluindo a consulta genuína dos afetados; a notificação adequada e razoável da data do despejo; informações divulgadas em momento oportuno sobre o despejo proposto; a identificação adequada do pessoal encarregue de levar a cabo o despejo; e recursos legais disponíveis para os afetados, incluindo compensações e alternativas de alojamento.

Os despejos forçadas são um problema persistente nas áreas urbanas de Luanda desde o fim da guerra civil em 2002. Em 2007, a Human Rights Watch e a SOS Habitat publicaram “‘Eles partiram as casas’: Desocupações Forçadas e Insegurança da Posse da Terra para os Pobres da Cidade de Luanda,” que documenta 18 casos de despejos em massa em Luanda entre 2002 e 2006, que afetaram 20 000 pessoas.

Em 2016, os despejos e demolições forçados no Zango II, Zango III e Walale, todos situados no município de Viana, deixaram mais de 6000 pessoas sem-abrigo. A Human Rights Watch visitou estas zonas em setembro de 2018 e descobriu que os moradores despejados ainda não tinham sido realojados e indemnizados.  As autoridades alegaram que os moradores tinham ocupado ilegalmente terras reservadas para projetos do Estado. O então governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, admitiu que a polícia e os militares fizeram uso da força durante as operações de despejo, tendo até descrito alguns destes confrontos como “verdadeiras cenas de terror”.

Em 2016, o Comité de Direitos Económicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas expressou preocupação com o uso recorrente de despejos forçados em várias cidades angolanas, inclusive de assentamentos informais e durante projetos de desenvolvimento, sem as garantias processuais necessárias, a provisão de alternativas de alojamento ou indemnizações adequadas para as pessoas afetadas.

“O governo angolano tem de pôr termo a pratica de longa data, dos despejos forçados, que é um ultraje”, disse Budoo-Scholtz. "No futuro, quaisquer operações de despejo devem ser planeadas e levadas a cabo dentro da lei e de uma forma ordenada que respeite os direitos das pessoas à habitação, aos meios de subsistência e à segurança."

 

 

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página