“Movimentos Sociais do Campo e o Neoliberalismo na África Austral” é o tema da palestra a ser ministrada pelo professor moçambicano Boaventura Monjane, amanhã (28). O evento será às 14h, na sala 602 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no Campus Recife da Universidade. A atividade marca a abertura do semestre letivo da disciplina Geografia Africana.
O professor Boaventura Monjane é doutorando da Universidade de Coimbra, em Portugal, e luta pelas causas no campo, dedicando seus estudos a região austral africana. A palestra do pesquisador moçambicano é vinculada à disciplina Geografia Africana, ministrada pelo professor Bertrand Cozic, e está sendo organizada pelo Grupo de Geografia Africana e das Relações Étnico-Raciais da Universidade. A disciplina é ofertada pelo Departamento de Ciências Geográficas (DCG).
O grupo, criado a partir da articulação de estudantes do curso de Geografia da UFPE, tem como principal objetivo discutir questões relacionadas às relações étnico-raciais no também se dedica às questões relacionadas à Geografia do Continente Africano.