Cabo Verde está a fazer forte aposta na "agricultura inteligente" | Land Portal
O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje que o arquipélago está a apostar "na agricultura inteligente", adaptada às condições em Cabo Verde, nomeadamente as secas prolongadas.
 
Estamos a fazer uma forte aposta na agricultura inteligente. É uma agricultura adaptada às condições de Cabo Verde. É juntar vários fatores, de uma forma inteligente para produzir resultados", afirmou o chefe do Governo, durante a inauguração do sistema de aproveitamento hidroagrícola da barragem de Figueira Gorda, no concelho de Santa Cruz, ilha de Santiago.
 
Com o país em clima de pré-campanha eleitoral para as legislativas de 18 de abril, Ulisses Correia e Silva voltou às críticas à construção, pelo Governo anterior (até 2016) de várias barragens para armazenamento de água naquele arquipélago, algumas das quais sem funcionar corretamente.
 
"Este é um investimento que não fica pelo meio do caminho, como a construção das barragens. Porque além de reter água, era importante que esta água chegasse as parcelas agrícolas dos agricultores, com custo reduzido para aumentar a produção. Nós estamos a resolver isso. Mobilizar água de forma organizada para os agricultores", afirmou.
 
A Lusa noticiou anteriormente que uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Nacional de Cabo Verde vai tentar apurar responsabilidades e eventuais atos de gestão danosa na construção das barragens da Furada (ilha de São Nicolau), Salineiro (ilha de Santiago) e Canto Cagarra (ilha Santo Antão), que "apresentam problemas técnicos".
 
As barragens -- plano nacional com um total de sete até 2015 - foram construídas por empresas portuguesas ao abrigo do programa governamental de Energias Renováveis, Ambiente e Mobilização de Água, financiado com 100 milhões de euros por uma linha de crédito de Portugal.
 
O programa do Governo do então primeiro-ministro José Maria Neves (Partido Africano da Independência de Cabo Verde) tinha como objetivo a mobilização de água e a modernização da agricultura, prevendo a captação de 9.352.080 metros cúbicos por ano de águas de escoamentos superficiais, subsuperficiais e subterrâneas, que corresponderiam a uma disponibilização média de 31.174 metros cúbicos por dia para apoiar atividades agropecuárias no meio rural.
 
Contudo, algumas dessas barragens nunca chegaram a reter água.
 
Cabo Verde atravessa uma seca prolongada, com mais de três anos, com o primeiro-ministro a destacar que a estratégia tem passado também por "massificar o uso da rega gota a gota", por permitir reduzir o custo de produção e aumentar a capacidade de água por parcela irrigada.
 
"Mais: o Governo está a apoiar no uso de energia solar, através de um projeto para comparticipar com o custo. Se o custo é de 100 escudos, por exemplo, comparticipamos com 50 escudos. Ou seja, são melhores condições para os que querem investir na agricultura o possam fazer com rendimento, capacidade de produzir e melhores resultados", destacou Ulisses Correia e Silva.
 
Ainda na ilha de Santiago, nos Picos, concelho de São Salvador do Mundo, foi inaugurado hoje o sistema de aproveitamento hidroagrícola da barragem de Faveta.
 
"Esta é a via para conseguirmos dar resposta aquilo que são as necessidades de desenvolvimento, as necessidades concretas das pessoas que precisam de rendimento, do ganha pão e de cuidar das suas famílias", enfatizou o chefe do Governo.
 
 

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página