Cabo Verde está a fazer forte aposta na "agricultura inteligente" | Land Portal
O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje que o arquipélago está a apostar "na agricultura inteligente", adaptada às condições em Cabo Verde, nomeadamente as secas prolongadas.
 
Estamos a fazer uma forte aposta na agricultura inteligente. É uma agricultura adaptada às condições de Cabo Verde. É juntar vários fatores, de uma forma inteligente para produzir resultados", afirmou o chefe do Governo, durante a inauguração do sistema de aproveitamento hidroagrícola da barragem de Figueira Gorda, no concelho de Santa Cruz, ilha de Santiago.
 
Com o país em clima de pré-campanha eleitoral para as legislativas de 18 de abril, Ulisses Correia e Silva voltou às críticas à construção, pelo Governo anterior (até 2016) de várias barragens para armazenamento de água naquele arquipélago, algumas das quais sem funcionar corretamente.
 
"Este é um investimento que não fica pelo meio do caminho, como a construção das barragens. Porque além de reter água, era importante que esta água chegasse as parcelas agrícolas dos agricultores, com custo reduzido para aumentar a produção. Nós estamos a resolver isso. Mobilizar água de forma organizada para os agricultores", afirmou.
 
A Lusa noticiou anteriormente que uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Nacional de Cabo Verde vai tentar apurar responsabilidades e eventuais atos de gestão danosa na construção das barragens da Furada (ilha de São Nicolau), Salineiro (ilha de Santiago) e Canto Cagarra (ilha Santo Antão), que "apresentam problemas técnicos".
 
As barragens -- plano nacional com um total de sete até 2015 - foram construídas por empresas portuguesas ao abrigo do programa governamental de Energias Renováveis, Ambiente e Mobilização de Água, financiado com 100 milhões de euros por uma linha de crédito de Portugal.
 
O programa do Governo do então primeiro-ministro José Maria Neves (Partido Africano da Independência de Cabo Verde) tinha como objetivo a mobilização de água e a modernização da agricultura, prevendo a captação de 9.352.080 metros cúbicos por ano de águas de escoamentos superficiais, subsuperficiais e subterrâneas, que corresponderiam a uma disponibilização média de 31.174 metros cúbicos por dia para apoiar atividades agropecuárias no meio rural.
 
Contudo, algumas dessas barragens nunca chegaram a reter água.
 
Cabo Verde atravessa uma seca prolongada, com mais de três anos, com o primeiro-ministro a destacar que a estratégia tem passado também por "massificar o uso da rega gota a gota", por permitir reduzir o custo de produção e aumentar a capacidade de água por parcela irrigada.
 
"Mais: o Governo está a apoiar no uso de energia solar, através de um projeto para comparticipar com o custo. Se o custo é de 100 escudos, por exemplo, comparticipamos com 50 escudos. Ou seja, são melhores condições para os que querem investir na agricultura o possam fazer com rendimento, capacidade de produzir e melhores resultados", destacou Ulisses Correia e Silva.
 
Ainda na ilha de Santiago, nos Picos, concelho de São Salvador do Mundo, foi inaugurado hoje o sistema de aproveitamento hidroagrícola da barragem de Faveta.
 
"Esta é a via para conseguirmos dar resposta aquilo que são as necessidades de desenvolvimento, as necessidades concretas das pessoas que precisam de rendimento, do ganha pão e de cuidar das suas famílias", enfatizou o chefe do Governo.
 
 

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page