Território usado e lógicas patrimoniais no Paraguai | Land Portal
PatryTer

Información del recurso

Date of publication: 
Septiembre 2020
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
2595-0169
Pages: 
18
Copyright details: 
Patry Ter

Para além da perspectiva hegemônica da patrimonialização, esse estudo traz um olhar geográfico para as heranças que resistem ante intervenções territoriais de caráter excludente, que refletem a colonialidade do poder. Com o objetivo de analisar como interações espaciais oriundas da patrimonialização global ressignificam o patrimônio-territorial no bairro Loma San Jerónimo, Assunção, Paraguai, foram confrontadas estas duas lógicas patrimoniais aplicadas ao continente latinoamericano à luz do conceito de território usado. A pesquisa qualitativa, com aporte em procedimentos de campo sistematizado e realização de entrevista, nos evidenciou que apesar dos impactos da patrimonialização global, o patrimônio-territorial do bairro é persistente e se mostra como uma possibilidade de emancipação da comunidade, bem como para o fortalecimento de novas estratégias de valorização patrimonial e espacial.

Autores y editores

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Évellin Mesquita

Publisher(s): 
PatryTer

PatryTer (PatryTer)

O periódico aceita originais em português, espanhol e inglês.

Objetivos:

  • Difundir o conhecimento disciplinar e interdisciplinar sobre cidades, campo, meio ambiente e os distintos processos de intervençao territorial na América Latina e Caribe.
  • Ampliar o espaço para publicação de artigos originais, com abordagens teóricas e metodológicas à interdisciplinares focados em questoes territoriais, paisagísticas e regionais no continente. A dimensao da América Latina deve ser valorada nos trabalhos submetidos à  PatryTer.

Comparta esta página