No Dia Mundial do Solo, FAO destaca desafios e impactos na agricultura global | Land Portal

Foto: Lenny K Photography/Flickr (CC BY 2.0​)

Data marcada neste 5 de dezembro destaca importância do solo saudável e sua relação com a gestão sustentável; FAO ressalta benefícios para a agricultura, mas aponta desafio como degradação e pressão devido às mudanças climáticas.


Este 5 de dezembro é o Dia Mundial do Solo. A data tem o objetivo de chamar a atenção para a importância do solo saudável e promover debates sobre gestão sustentável de recursos.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, tem "Solo e água, fonte de vida." como tema para a celebração deste ano. A agência da ONU destaca que mais de 95% dos alimentos precisam dos dois recursos. 

Sistemas agrícolas

A FAO explica que a água no solo, vital para a absorção de nutrientes pelas plantas, une os ecossistemas e a relação simbiótica é a base dos sistemas agrícolas.

No entanto, diante das mudanças climáticas e da atividade humana, os solos estão sendo degradados, exercendo pressão excessiva sobre os recursos hídricos. A erosão perturba o equilíbrio natural, reduzindo a infiltração da água e sua disponibilidade para todas as formas de vida. 

Práticas sustentáveis de manejo do solo, como cultivo mínimo, rotação de culturas, adição de matéria orgânica e cultivo de cobertura, melhoram a saúde do solo, reduzem a erosão e a poluição, e aumentam a infiltração e o armazenamento da água. 

Essas práticas também preservam a biodiversidade do solo, melhoram a fertilidade e contribuem para a sequestro de carbono, desempenhando um papel crucial na luta contra as mudanças climáticas.

O Dia Mundial do Solo deste ano visa aumentar a conscientização sobre a importância e a relação entre solo e água na conquista de sistemas agrícolas sustentáveis e resilientes. 

Contexto

Um dia internacional sobre o recurso foi recomendado pela União Internacional de Ciências do Solo em 2002. Sob a liderança da Tailândia e dentro do quadro da Parceria Global do Solo, a FAO apoiou o estabelecimento formal da data como uma plataforma global de conscientização. 

A Conferência da FAO endossou unanimemente o Dia Mundial do Solo em junho de 2013 e solicitou sua adoção oficial na 68ª Assembleia Geral da ONU. No mesmo ano, o órgão designou o 5 de dezembro de 2014 como o primeiro Dia Mundial do Solo oficial.

Curiosidades

Segundo a FAO, 33% dos solos estão degradados e pode levar até mil anos para produzir apenas 2-3 cm de solo. As camadas superiores da terra fornecem 15 dos 18 elementos químicos naturalmente presentes, essenciais para as plantas.

Há mais organismos vivos em uma colher de sopa de solo do que pessoas na Terra. Nos últimos 70 anos, o nível de vitaminas e nutrientes nos alimentos diminuiu drasticamente.

Cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a falta de micronutrientes, conhecida como fome oculta. A produção agrícola terá que aumentar em 60% para atender à demanda global de alimentos em 2050.

Até 58% a mais de alimentos poderiam ser produzidos por meio do manejo sustentável do solo.  Até metade dos resíduos domésticos poderiam ser compostados para nutrir o solo.

 


Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page