Expansão da soja e políticas de reforma agrária no Mato Grosso, Brasil | Land Portal
PatryTer

Información del recurso

Date of publication: 
Febrero 2022
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
2595-0169
Pages: 
19

O objetivo deste artigo será expor a dinâmica da expansão da soja no estado do Mato Grosso a partir da década de 1980 e analisar os impasses que este processo impôs às políticas de reforma agrária na região. Em um contexto de enorme sucesso econômico agroexportador e de relativa retração do debate acerca da reforma agrária no país, o artigo propõe-se resgatar a atualidade da questão agrária e da luta pela terra no coração do “agronegócio”. Com base na análise de dados de fontes oficiais, buscaremos destacar tanto a resiliência, quanto os desafios da agricultura familiar no estado do Mato Grosso, em meio à expansão da agricultura empresarial voltada ao mercado externo.  

Autores y editores

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Luiz Felipe Ferrari Cerqueira de Farias

Publisher(s): 
PatryTer

PatryTer (PatryTer)

O periódico aceita originais em português, espanhol e inglês.

Objetivos:

  • Difundir o conhecimento disciplinar e interdisciplinar sobre cidades, campo, meio ambiente e os distintos processos de intervençao territorial na América Latina e Caribe.
  • Ampliar o espaço para publicação de artigos originais, com abordagens teóricas e metodológicas à interdisciplinares focados em questoes territoriais, paisagísticas e regionais no continente. A dimensao da América Latina deve ser valorada nos trabalhos submetidos à  PatryTer.

Comparta esta página