Retirar garimpeiros da Terra Yanomami é prioridade da Funai, diz nova presidente | Land Portal

Foto: Valdir Wasmann

A nova presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e deputada federal,Joenia Wapichana, afirmou que uma das prioridades na gestão dela é retirar os garimpeiros da Terra Yanomami e garantir a segurança dos indígenas que vivem no território. A entrevista foi dada á Rede Amazônica em Brasília. 

As Terras Yanomami, formam a maior reserva indígena do Brasil, a região é alvo alvo de criminosos que fazem a extração ilegal de ouro desde a década de 1980, e tem se intensificado a cada ano. É também um problema para os povos da região doenças e a falta de acompanhamento governamental.

"A Terra Indígena Yanomami é uma das prioridades que está no relatório do grupo de trabalho, e vai ser uma força-tarefa muito grande, não somente com a Funai, mas outros órgãos do governo. Também tem que ser combinada com algumas ações sociais, pois a gente precisa dar uma segurança na terra, restabelecer a paz, a tranquilidade e também fazer uma fiscalização mais contínua, mais permanente", disse Joenia.

Wapichana ainda cumpre seus últimos dias como deputada federal por Roraima e depende de nomeação para assumir oficialmente a Fundação. A nova presidente, deve ser nomeada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, já que a Fundação passará a ser alinhada à pasta.

"Não é somente retirar garimpeiros e deixar da forma que está, mas dar uma resposta para a questão ambiental, para a própria questão ali dos garimpeiros. Precisa ser pensada numa ação coletiva num grupo de trabalho", complementou a deputada sobre os objetivos. 

Joenia disse que vai trabalhar para que os processos de demarcação e fiscalização das terras indígenas do país sejam retomados "dentro de um plano de trabalho", além de inibir o avanço de invasores nos territórios.

 

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página