Desmatamento na Amazônia: Guiana Francesa ameaçada pelo garimpo ilegal | Land Portal
Na linha de frente da luta contra o desmatamento na Amazônia, a França tem, na Guiana, sua própria parcela dessa floresta que, mais do que pelo fogo, é ameaçada pelo garimpo ilegal de ouro.
 
O presidente francês, Emmanuel Macron, fez dos incêndios que atualmente devastam a Floresta Amazônica, particularmente no Brasil, uma das prioridades da cúpula do G7 em Biarritz.
 
"Estamos todos envolvidos. A França, provavelmente mais do que outros em torno desta mesa, já que somos amazônicos" com a Guiana, disse ele.
 
Localizada no leste da Amazônia, a Guiana é 98% coberta por floresta, incluindo o maior parque da União Europeia, o Parque Amazônico, cujos ecossistemas florestais sequestram mais de um bilhão de toneladas de carbono.
 
Enquanto o desmatamento é acusado de ser a principal causa dos incêndios atuais, a Guiana está bastante preservada nesse sentido.
 
De acordo com a avaliação de 2017 da União Internacional para a Conservação da Natureza, "ao contrário de outras regiões da Bacia Amazônica, a perda de habitat florestal permanece baixa na Guiana, estimada em menos de 1% entre 2001 e 2015, com cerca de 500 quilômetros quadrados desmatados".
 
"Estamos perdendo terreno com o garimpo ilegal de ouro, com projetos de mineração, com o projeto de uma segunda barragem hidrelétrica. Apesar de tudo, a floresta está lá, em quase toda parte, e estou profundamente convencido de que ela é única no planeta", disse à AFP Mael Dewynter, membro do Conselho Científico Regional do Patrimônio Natural da Guiana (CSRPN).
 
"Nós, os guianenses, somos privilegiados", completou.
 
"O desmatamento maciço para conversão de terras e a degradação florestal para a indústria madeireira têm impactos mínimos na floresta da Guiana", acrescenta o Centro de Estudos da Biodiversidade Amazônica em Cayenne.
 
Segundo o Escritório Nacional de Florestas (ONF), que administra quase um terço do território, "a artificialização das terras está concentrada em uma faixa costeira".
 
"As savanas, florestas montanhosas" e as áreas circundantes do rio Maroni também são perturbadas em menor grau, diz o presidente do CSRPN, Olivier Tostain.
 
Em um artigo, o grande conselho dos povos ameríndios e bosquímanos da Guiana lembrou que "o fogo não é o único perigo que ameaça, ou destrói, a Amazônia. O extrativismo (exploração industrial da natureza) tem sua maior participação de responsabilidade".
 
- 1.000 campos de futebol -
 
Ele lamenta, como o coletivo "Questão de Ouro", que reúne associações ambientais opostas ao grande projeto de mineração Montagne d'Or (que o governo finalmente abandonou), que Emmanuel Macron "tenha destinado 360.000 hectares de floresta para empresas multinacionais de mineração na Guiana".
 
O senador do LREM (A República em Marcha, o partido de Macron) da Guiana Georges Patient, favorável ao garimpo legal do ouro, alega que "360.000 hectares representam apenas 4% do território da Guiana".
 
"A Guiana é um território em grande dificuldade econômica, que vive em uma economia baseada no garimpo do ouro. Devemos ser capazes de mudar esse modelo econômico", disse nesta sexta a ministra dos Territórios Ultramarinos, Annick Girardin, em entrevista à rádio Europe 1.
 
Desde 2003, o número total de floresta destruída na Guiana Francesa por exploração do ouro - legal, ou ilegal - foi de 29.000 hectares, explicou em junho à AFP Jean-Luc Sibille, do Escritório Nacional de Florestas (ONF).
 
Segundo estimativas, para mais de 11 toneladas de ouro extraído a cada ano (10 toneladas de ouro do tráfico, 1 a 1,5 toneladas declaradas legalmente), o equivalente a mil campos de futebol foi arrasado. A atividade ilegal também ameaça as populações ribeirinhas que vivem da pesca, com consequências para seus recursos alimentares.
 
"Não podemos ouvir Macron dizer 'devemos salvar a biodiversidade amazônica', enquanto continua, persiste e sinaliza que, na Guiana, podemos fazer e montar uma indústria de mineração industrial", argumenta o secretário regional da Guiana Ecologia, Michel Dubouillé.
 
"Se consideramos que toda a humanidade precisa da Amazônia, é preciso que se ajude esses países a mantê-la", insiste o senador Georges Patient, favorável a um "fundo internacional contra incêndios florestais e para o reflorestamento" na Amazônia.
 
* AFP

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página