Universidade Estadual de Campinas | Land Portal
Unicamp
Acronym: 
UNICAMP
Phone number: 
19 3521-2121

Ubicación

Cidade Universitária "Zeferino Vaz" 13083-970 Campinas , São Paulo
Brasil
São Paulo BR
Working languages: 
portugués
A Unicamp foi oficialmente fundada em 5 de outubro de 1966, dia do lançamento de sua pedra fundamental. Mesmo num contexto universitário recente, em que a universidade brasileira mais antiga tem pouco mais de sete décadas, a Unicamp pode ser considerada uma instituição jovem que já conquistou forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade.

Universidade Estadual de Campinas Resources

Mostrando 1 - 5 de 6
Library Resource
GT
Artículos de revistas y libros
Enero, 2018
América Latina y el Caribe, América del Sur, Brasil
É com enorme satisfação que apresentamos o resultado dos trabalhos do III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GOVERNANÇA DE TERRAS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, evento realizado entre os dias, 7, 8 e 9 de junho de 2017, no anfiteatro do Instituto de Economia da Unicamp.
 
Library Resource
GT
Documentos de conferencias e informes
Mayo, 2017
América Latina y el Caribe, América del Sur, Brasil
O presente artigo é parte de um projeto de pesquisa maior, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Universidade de Campinas (UNICAMP), por meio do Grupo de Governança de Terras (GGT), e com apoio da equipe de pesquisa da Toledo e Associados (T&A). Temos como objetivo analisar os Planos Diretores e o zoneamento determinado por eles e como eles a influenciam as escolhas da população ao se estabelecerem em área irregulares na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Library Resource
GT
Artículos de revistas y libros
Enero, 2017
América Latina y el Caribe, América del Sur, Brasil
O quadro legal e institucional, construído historicamente, que regulamenta a propriedade e a posse da terra no Brasil tem sido responsável por vários tipos de problemas fundiários no país que vão desde os conflitos de terras rurais, a ausência de moradias urbanas, as ocupações de terras rurais e urbanas (por alguns, chamadas de invasões), o desmatamento das florestas tropicais, a grande concen- tração da terra tanto rural quanto urbana à insegurança jurídica da terra em geral.
Library Resource
GT
Artículos de revistas y libros
Agosto, 2016
América Latina y el Caribe, América del Sur, Brasil
II Seminário Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico (1.: 2016: Campinas, SP)


Coletânea [recurso eletrônico] / II Seminário Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico, 4 a 5 de agosto de 2016, Campinas, SP – Campinas: Unicamp. IE, 2016.


 



Library Resource
GT
Informes e investigaciones
Febrero, 2014
América del Sur, Brasil

Verdade repetida insistentemente, todos sabemos que a estrutura fundiária brasileira se mantém concentrada desde sua origem. Unindo a isso o quadro de caos regulatório e legislativo no tocante da terra no Brasil, este estudo se propõe a delinear um padrão histórico de regulação da apropriação territorial até 1964 e analisar o período que se segue daí até a atualidade para mostrar que este mesmo padrão se manteve em essência, além de mostrar que esta manutenção traz consigo efeitos extremamente viciosos.

Comparta esta página