COP 27 inicia colocando em pauta compensação climática para países mais pobres | Land Portal
Author(s): 
Roberto Peixoto, g1
Language of the news reported: 
portugais

Conferência acontece neste domingo em Sharm el-Sheikh, no Egito. Tema é chamado de "perdas e danos" e foi incluído na agenda oficial da cúpula.

Os delegados da COP 27 concordaram neste domingo (6) em discutir se os países ricos devem compensar as nações mais pobres e mais vulneráveis ​​às mudanças climáticas na cúpula climática das Nações Unidas que começou nesta manhã em Sharm el-Sheikh, no Egito.

O evento deve durar cerca de duas semanas e tem um peso fundamental para ação climática global frente as mudanças climáticas.

O tema que foi incluído na agenda oficial da cúpula é chamado pelos negociadores de "perdas e danos", em referência aos estragos destrutivos da crise do clima que esses países não podem prevenir ou se adaptar com seus atuais recursos.

Por si só isso é uma vitória. Mas isso é apenas o início do caminho", avalia Stela Herschmann, especialista em política climática do Observatório do Clima.

"O que foi previsto foi um processo para se avançar neste tema, mas o que a sociedade civil gostaria é que já se avançasse este ano uma definição de que vamos ter esse mecanismo de financiamento, e não só que se estabelecesse um processo sobre isso. Mas a gente tem muito o que percorrer por essas semanas". 

Isso cria pela primeira vez um espaço institucionalmente estável na agenda formal da COP e do Acordo de Paris para discutir a questão premente dos arranjos de financiamento necessários para lidar com as lacunas existentes", disse o presidente da COP 27, Sameh Shoukry, na abertura da conferência.

Uma tentativa de criar um órgão de financiamento para a questão foi um dos entraves da COP 26 do ano passado, em Glasgow, na Escócia. 

(VÍDEO: COP 27 começa neste domingo (6) no Egito; entenda como funciona a conferência da ONU pelo clima.)

 

 

 

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page