Brasil e Moçambique entre os maiores produtores mundiais de tabaco | Land Portal
Author(s): 
Noticias a minuto
Language of the news reported: 
portugais

Foto: Alex Plesovskich/Unsplash

O Brasil tem a terceira maior área de cultivo de tabaco no mundo e Moçambique a oitava, segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) hoje divulgado.

A pretexto do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala em 31 de maio, o relatório refere que, com 357.230 hectares, o Brasil lidera na região das Américas e é, com a China e a Índia, responsável por mais de 55% da produção mundial de tabaco, continuando a manter a sua produção sem aumentar a área cultivada.

Moçambique, com uma área cultivada de 91.469 hectares é o terceiro na região africana, a seguir ao Zimbabué (112.770 hectares) e Malaui (100.962).

No relatório, intitulado "Dia Mundial Sem Tabaco - Cultivar alimentos, não tabaco", a OMS insta os governos "a deixarem de subsidiar a cultura do tabaco e a apoiarem culturas mais sustentáveis que poderiam alimentar milhões de pessoas".

"O tabaco é responsável por oito milhões de mortes por ano, mas os governos de todo o mundo gastam milhões a apoiar as explorações de tabaco", afirma no relatório o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A OMS recorda que mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo enfrentam insegurança alimentar aguda.

"Entretanto, mais de três milhões de hectares de terra em mais de 120 países estão a ser utilizados para cultivar tabaco, mesmo em países onde as pessoas estão a passar fome", contrapõe a agência da Organização das Nações Unidas.

"Ao optarmos por cultivar alimentos em vez de tabaco, damos prioridade à saúde, preservamos os ecossistemas e reforçamos a segurança alimentar para todos", salienta.

A OMS destaca que o cultivo do tabaco é um "problema mundial", com o foco na Ásia e na América do Sul, "mas os últimos dados mostram que as empresas de tabaco estão a expandir-se para África".

"Desde 2005, registou-se um aumento de quase 20% nas terras de cultivo de tabaco em África", alerta.

O Brasil e Moçambique são os únicos países de língua oficial portuguesa referenciados no relatório, que identifica os 50 com maior área de cultivo desta planta, outrora classificada como medicinal e atualmente alvo de críticas e medidas políticas contra o seu uso massificado.

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page