Portugal entrou numa nova geração de fogo? | Land Portal
Author(s): 
Publico
Language of the news reported: 
portugais
Related materials: 

Autor: MARK BEIGHLEY


Fonte: https://www.publico.pt/2017/12/19/sociedade/opiniao/tera-portugal-entrad...


 


Em 2009, após duas visitas a Portugal, 89 entrevistas com peritos nas áreas de silvicultura, protecção civil, gestão de emergências, meteorologia e investigação na área dos incêndios florestais quer das agências governamentais, quer de universidades, indústria papeleira, associações de proprietários florestais e autarquias, e da observação das acções na participação em dúzias de teatros de operações de incêndios florestais, escrevemos o nosso relatório intitulado Risco sistémico e estratégia de defesa contra incêndios de Portugal, uma avaliação da gestão e capacidade de resposta a incêndios. Com distribuição limitada e com uma versão apenas em inglês, o relatório acabou esquecido no site do Parlamento português como material de referência. Quem é que o iria encontrar ali?


Apesar de algumas das recomendações do relatório terem sido marginalmente implementadas, a grande parte das recomendações, que respeitavam a prevenção estrutural (nomeadamente a gestão de combustíveis) e a redução de ignições, foram ignoradas. O resultado de uma resposta tão incipiente foi previsto no relatório: “Durante a próxima década, o risco catastrófico de numa potencial época de incêndios arderem 500.000 ha ou mais em Portugal deve ser tido seriamente em conta.”   


Infelizmente, em 2017, a previsão tornou-se realidade. Uma seca severa, ondas de calor, áreas extensas de florestas e matos inflamáveis, a que se somou o fenómeno atmosférico Ofélia, juntaram-se para formar a “tempestade perfeita”. Tudo o que faltava era o fósforo. E Portugal tem milhares de “fósforos incontroláveis”.


Por que razão se encontrou Portugal nesta situação profundamente dramática? As respostas são fáceis: 1) a expansão contínua da área florestal, particularmente de florestas sem gestão; 2) o aumento da carga combustível, tanto em extensão como em quantidade; 3) o elevado número de ignições indesejadas, sobretudo durante condições moderadas a severas de propagação de incêndios; e 4) as alterações climáticas e o agravamento das condições meteorológicas de risco que aumentam e intensificam a severidade do período crítico para a ocorrência de fogos devastadores.


Muitas são as desculpas para não se ter agido, nomeadamente a falta de vontade em assumir este problema como uma prioridade nacional. Negligência política, ciclos económicos recessivos, escassez de recursos financeiros e despovoamento rural foram motivos mais do que suficientes para que a atenção estivesse focada noutras prioridades. Mas, mais pertinente, o declínio da vigilância municipal, da sensibilização e informação do público e da atenção dos meios de comunicação avançou à medida que anos de menor área ardida iam suplantando os anos extremos, como aqueles que foram registados em 2003 e 2005. Uma atitude nacional “longe da vista, longe do coração” prevaleceu, apesar de o relatório de 2009 claramente afirmar que anos amenos podem ser apenas um prelúdio para anos mais severos de área ardida.


Este não é um problema regional nem apenas rural; pelo contrário, está a estender-se a todos os cantos do país. Não irão acontecer todos os anos, mas irão acontecer várias vezes por década. Não está apenas a destruir hectares de floresta e matos, está também a ceifar vidas humanas e a destruir bens. Depois de 2017 pode-se afirmar que Portugal entrou numa nova geração de fogo.


Desde que abordámos este problema em 2009, poucas foram as mudanças positivas registadas. De facto, a situação continua a deteriorar-se. Sem uma intervenção séria e estruturada, Portugal pode esperar anos piores que a tragédia vivida em 2017. É precisamente por esta razão que o Conselho de Ministros extraordinário de 21 de Outubro de 2017 teve lugar. Para dar aos cidadãos confiança de que eles compreendem a seriedade do que aconteceu e tomar acções para prevenir a reocorrência dos desastres de 2017.


Uma nota final: se virem bombeiros com um “pinga-lume” na mão a queimar vegetação, trata-se de fogo controlado e em vez de se queixarem do fumo produzido, deveriam parar e agradecer por estarem a contribuir para tornar Portugal num território mais seguro para anos vindouros. com a contribuição de Albert C. Hyde; um agradecimento a Patrícia Malico Alexandre pela tradução e a Miguel Galante pela revisão

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page