Olhares Agroecológicos: Análise econômico-ecológica de agroecossistemas em sete territórios brasileiros | Land Portal

Información del recurso

Date of publication: 
Marzo 2017
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
978-85-87116-29-1
Pages: 
194

A ideia de produzir este livro teve origem em um esforço compartilhado por organizações e redes vinculadas à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) de sistematizar evidências dos benefícios do enfoque agroecológico na gestão técnico-econômica da agricultura familiar, aqui apreendida em suas variadas formas de organização produtiva e expressão identitária. Esse empenho coletivo descentralizado nas diferentes regiões do Brasil desdobrou-se a partir do III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA), evento realizado em 2014, cujos debates foram orientados pela seguinte pergunta geradora: Por que interessa à sociedade apoiar a Agroecologia?

Ao mesmo passo em que propõe essa questão geral para a realização de um exercício coletivo de documentação e divulgação dos múltiplos benefícios da Agroecologia, a ANA elabora uma profunda crítica ao padrão de ocupação e uso dos espaços agrários ancorado na grande propriedade, na produção em escala, na especialização produtiva e na crescente dependência da agricultura ao capital financeiro e industrial. Em que pese o fato de esse padrão ser promovido há décadas como uma manifestação de modernidade e dos avanços da ciência, como caminho único para o desenvolvimento econômico e social no mundo rural e como condição insubstituível para atender às crescentes demandas alimentares da população, a realidade dá mostras cada vez mais contundentes no sentido oposto.

Autores y editores

Publisher(s): 

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) é um espaço de articulação e convergência entre movimentos, redes e organizações da sociedade civil brasileira engajadas em experiências concretas de promoção da agroecologia, de fortalecimento da produção familiar e de construção de alternativas sustentáveis de desenvolvimento rural. Atualmente a ANA articula vinte e três redes estaduais e regionais, que reúnem centenas de grupos, associações e organizações não governamentais em todo o país, além de quinze movimentos sociais de abrangência nacional.

Comparta esta página