Centro Terra Viva | Land Portal
Centro Terra Viva (CTV)
Acronym: 
CTV

Ubicación

Mozambique
MZ
Working languages: 
inglés

Missão 
Uma gestão dos recursos naturais baseada em conhecimentos científicos, ambientalmente sã, economicamente viável e institucionalmente responsável.

Visão 
Contribuir para uma melhor fundamentação técnico-científica das decisões ambientais, para que os apelos à participação pública na gestão ambiental, incluídos nas políticas, estratégias e na legislação ambiental nacional sejam respondidos, positivamente, por uma sociedade civil com capacidade de dar contribuições informadas e relevantes nesta área.

 

ÁREA DE INCIDÈNCIA

Governação Ambiental Participativa: Prioriza a implementação participativa da legislação, políticas, estratégias e programas ambientais ao nível local, assim como a capacitação dos municípios, administrações distritais, conselhos locais e comités comunitários de gestão de recursos naturais e o sector privado, em matéria de gestão ambiental;

Investigação e Monitoria Ambiental: Tem o propósito de disseminar conhecimentos, promover a defesa e o uso adequado dos ecossistemas e espécies marinhas e costeiras, através da promoção de actividades turísticas, social e ambientalmente sustentáveis, ao longo da costa;

Preservação de Ecossistemas e Biodiversidade: Aposta na implementação de políticas e estratégias nacionais para a criação de áreas de conservação, incluindo parques transfronteiriços;

Educação e Consciencialização Ambiental: Promove a divulgação de informação ambiental assim como a implementação de programas formais e informais de capacitação em gestão ambiental.

 

Centro Terra Viva Resources

Mostrando 1 - 10 de 31
Library Resource
Informes e investigaciones
Marzo, 2018
Mozambique

O CTV iniciou em 2010 o estudo, análise e monitoria do estado da governação na gestão do ambiente e recursos naturais em Moçambique, culminando com a elaboração de uma serie de relatórios anuais sobre governação ambiental (RAGA), cuja primeira edição foi publicada em Janeiro de 2012. Esta publicação tem como objectivo contribuir para a boa governação na gestão do ambiente e dos recursos naturais e promover maior justiça social, equidade e sustentabilidade no seu acesso pelos cidadãos, principalmente os das zonas rurais.

Library Resource

Estudo de caso de dois projectos de reassentamento na Província de Maputo, Moçambique.

Informes e investigaciones
Enero, 2017
Mozambique

O governo de Moçambique regulou o reassentamento involuntário, causado por investimentos económicos, através de uma lei que foi aprovada em 2012. A lei inclui boas práticas globais sobre a política de reassentamento involuntário como a compensação por perdas tangíveis e intangíveis e redes sociais dilaceradas; a preparação de um Plano de Acção para o reassentamento, que orienta o projecto de reassentamento; entre outros. Este relatório apresenta os resultados de um estudo sobre a medida na qual a igualdade de género e as questões de género são integradas na lei de 2012.

Library Resource

A case study of two resettlement projects in Maputo Province, Mozambique

Informes e investigaciones
Enero, 2017
Mozambique

The NGO Centro Terra Viva (CTV) with funding from the World Resources Institute (WRI) implemented a project seeking to promote gender mainstreaming in the policies and practice of large scale land acquisitions (LSLAs) for economic investments. The study was centered on recognizing opportunities to strengthen the role and involvement of women as actors in decision-making in the resettlement process, particularly given the context of a growing economic and commercial appetite for land acquisition.

Library Resource
Materiales institucionales y promocionales
Diciembre, 2016
Mozambique

O Centro Terra Viva – Estudos e Advocacia Ambiental (CTV) é uma instituição não governamental moçambicana, de investigação e intervenção ambiental, que congrega profissionais de diferentes áreas fundamentais para a gestão do ambiente e dos recursos naturais, com destaque para o Direito Ambiental, Conservação e Gestão Ambiental, Informação e Educação Ambiental, Economia Rural e Sociologia Ambiental.

Library Resource

Pesquisa sobre as mudanças climáticas nos distritos de Chókwè e Matutuíne

Informes e investigaciones
Diciembre, 2016
Mozambique

O Centro Terra Viva (CTV), em parceria com o World Resources Institute (WRI), promoveu a implementação do projecto de „documentação de respostas humanas não planificadas às mudanças climáticas‟. Este projecto enquadrou-se numa abordagem mais geral do WRI, envolvendo outros países, para investigar de que forma as comunidades em África estão a responder às mudanças climáticas e o efeito dessas respostas no ambiente e biodiversidade.

Library Resource

Research on climate change in the districts of Chókwè and Matutuíne

Documentos de conferencias e informes
Diciembre, 2016
Mozambique

The Centro Terra Viva (CTV), in partnership with the World Resources Institute (WRI), promoted the implementation of the project on ‘documentation of unplanned human responses to climate change’. This project was part of a more general WRI approach, involving other countries, to research how communities in Africa are responding to climate change and the effect of these responses on the environment and biodiversity.

Library Resource
Informes e investigaciones
Noviembre, 2016
Mozambique

O presente relatório debruça-se sobre o processo de reassentamento de cerca de 1200 famílias dos bairros da Malanga, Luís Cabral e Gwachene resultante da construção da ponte Maputo-Ka Tembe (enquadrada no projecto Circular de Maputo), enquanto uma das componentes essenciais para o licenciamento ambiental. O reassentamento em causa está a ser implementado pela empresa Maputo Sul, entidade que tem a responsabilidade de construir a ponte e as estradas que ligam Maputo à Ka Tembe, Ponta de Ouro, e Boane à Bela Vista.

Library Resource
Informes e investigaciones
Febrero, 2016
Mozambique

Moçambique possui uma extensa linha de costa (ca. 2470 km) que é caracterizada por uma diversidade de ecossistemas e espécies de diversidade e endemismo elevado, oferecendo uma variedade de recursos naturais com potencial para o desenvolvimento social e económico do país. A rede de áreas de conservação costeiras e marinhas do país inclui cinco reservas e parques nacionais e uma área de conservação transfronteiriça.

Library Resource
Informes e investigaciones
Diciembre, 2015
Mozambique

Mozambique has become a hot spot in the global rush for land in the last decade. Growing investments in sectors such as mining, hydrocarbons, forest plantations and industrial agriculture most often target rural land held by local communities under customary law, and conflicts between communities and investors often arise. Existing laws regulating land are poorly implemented and enforced, which is due to the power imbalances existing between the government, companies and local communities.

Library Resource
Informes e investigaciones
Diciembre, 2015
Mozambique

Ces dix dernières années, le Mozambique est devenu une cible privilégiée de la ruée mondiale vers les terres. Les investissements croissants dans les secteurs de l’exploitation minière, des hydrocarbures, des plantations de forêts et de l’agriculture industrielle visent le plus souvent des terres rurales qui, en vertu du droit coutumier, sont détenues par les communautés locales. En découlent de fréquents conflits entre les communautés et les investisseurs.

Comparta esta página