Guiné-Bissau disponível para dar terrenos a Cabo Verde para a prática da agricultura | Land Portal

Foto: EU Civil Protection and Humanitarian Aid/Flickr

​A secretária de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, Salomé Allouche, manifestou hoje, na Praia, a disponibilidade do seu país em oferecer terrenos a Cabo Verde para a prática da agricultura.

“É uma possibilidade muito boa, temos terrenos para isso, estamos abertos para isso”, disse a governante, em conferência de imprensa, no primeiro dia de dois dias de visita a Cabo Verde e após um encontro de trabalho com o ministro das Comunidades, Jorge Santos.

A secretária de Estado disse que, ao chegar a Bissau, a primeira coisa que vai fazer é falar com o ministro da Agricultura para mostrar o interesse de Cabo Verde em querer criar essa parceria na agricultura.

“E nós estamos abertos a empresários de Cabo Verde poderem ir trabalhar nas terras como querem, porque, uma vez que nós temos terras e empresários aqui talvez não tenham terra suficiente para trabalharem, nós estamos disponíveis”, insistiu.

“Porque, na verdade, nós somos irmãos e porque não ajudar com o espaço, se nós não podemos fazer, os nossos irmãos têm condições de fazer e nós estamos disponíveis para dar terra para eles cultivarem e trabalharmos em conjunto”, completou Salomé Allouche.

O ministro das Comunidades disse que a cooperação na agricultura já está a ser discutida entre os dois governos e é um processo que vai envolver a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no âmbito do “Corredor Rodoviário Dakar-Abidjan".

Neste sentido, Jorge Santos entendeu que implica o desenvolvimento de empresas de transformação agro-alimentar, mas também de transportes, dando conta que já existem iniciativas nesse sentido.

“Porque sem o transporte marítimo e sem o transporte aéreo, dificilmente estaremos a executar esses que são os grandes desígnios”, afirmou o ministro, frisando que isso vai fomentar ainda a cooperação com a Guiné-Bissau na aérea do turismo.

A Guiné-Bissau acolhe uma grande comunidade cabo-verdiana e a comunidade guineense continua a representar a maior comunidade estrangeira residente em Cabo Verde (33,7%), de acordo com os dados preliminares do primeiro inquérito sobre população estrangeira e imigrante em Cabo Verde, publicados em Dezembro, que estima a existência de cerca de 11 mil imigrantes ou estrangeiros no país.

Em 24 de Março, o parlamento de Cabo Verde aprovou a adesão ao tratado que em 2017 criou o “Corredor Rodoviário Dakar-Abidjan”, projecto multimodal de 3.164 quilómetros, após a garantia da incorporação da componente marítima “Praia-Dakar”, de 500 quilómetros.

O tratado com vista à implementação deste projecto foi adoptado em Junho de 2017, em Monróvia, por sete Estados-membros CEDEAO, casos da Costa do Marfim, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Serra Leoa e Senegal.

O documento prevê “a construção de uma auto-estrada” com início em Dakar, Senegal, até Abidjan, Costa do Marfim, passando por todos aqueles países, conforme recorda a proposta votada e aprovada por unanimidade na Assembleia Nacional, na Praia.

Cabo Verde, único país arquipelágico da CEDEAO, não assinou a adesão ao projecto, mas 18 meses depois os Estados-membros adoptaram o designado “Acto Adicional” ao tratado, aceite então pelo Governo cabo-verdiano, passando o projecto a incorporar a componente marítima entre o porto da Praia e Dakar, com cerca de 500 quilómetros, passando a ser designado “Corredor Praia-Dakar-Abidjan”.

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page