"O nosso problema não são recursos, o nosso problema são as lideranças" | Land Portal

Foto: Angela Sevin/Flickr

O coordenador do Madem-G15, Braima Camará, considera que a Guiné-Bissau é um país rico e viável porque tem recursos, salientando que a pobreza reside nas lideranças governativas.

"O nosso problema não são os recursos, o nosso problema são as lideranças governativas. Eu já provei no setor privado que o nosso país é um país viável, é um país rico, rico em minas, nas suas pessoas, no clima, nas oportunidades existentes", disse o líder do Movimento para Alternância Democrática (Madem-G15).

Em entrevista à agência Lusa em Lisboa, Braima Camará apresenta-se às legislativas de 04 de junho como a solução para resolver os problemas da Guiné-Bissau, com base "nas provas" que diz já ter dado no setor privado como empresário.

"O recurso está no país, debaixo da terra, é para servir o país, não para ficar lá, essa foi a razão da luta dos combatentes da liberdade da pátria, explorar essas riquezas, o povo não pode estar na miséria, temos bauxite, fosfatos debaixo da terra", disse, assegurando que se o seu partido vencer as eleições haverá uma "política pública clara" para colocar esses recursos à disposição do país.

Questionado sobre as oportunidades de investimento estrangeiro, nomeadamente para empresários portugueses, Braima Camará apontou a construção civil, indústria, saúde, infraestruturas, turismo ou transformação de produtos agrícolas.

"Portugal é a nossa segunda pátria", disse, defendendo que é preciso "potenciar, traduzir em ganhos reais para ambos os países essas relações, esse clima de confiança, amizade e irmandade".

"A Guiné-Bissau tem muitas potencialidades que Portugal deve agarrar", através de parcerias público-privadas ou entre os empresários privados para "gerar mais rendimento para ambos os países", reforçou.

Sobre a crise no setor do caju, do qual depende 80% da população guineense, o líder do Madem-G15 remete para "a dinâmica do mercado".

O presidente da Confederação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau, Jaime Boles Gomes, alertou em 14 de abril que os produtores de castanha de caju estão a vender o produto a uma média de 250 francos cfa (0,38 euros), um preço inferior ao estipulado pelo Governo, de 375 francos cfa (0,57 euros) por quilograma.

Recordando que detém o recorde de "maior exportador de castanha de caju de todos os tempos" na Guiné-Bissau, o que lhe valeu uma medalha de ouro atribuída pela Associação Industrial Portuguesa, Braima Camará argumentou que este é o seu mundo e que tem "uma solução" para o setor.

Questionado sobre qual é essa solução, respondeu que "o segredo é a alma do negócio".

"Não vou dizer a minha solução, mas o povo da Guiné-Bissau conhece-me como um homem de palavra, um homem que quando promete cumpre. Quero só que o povo da Guiné-Bissau me dê a confiança, me dê a oportunidade, porque a hora é agora, chegou a hora, "hora Tchiga", disse, usando o 'slogan' da sua campanha para as legislativas.

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page