A Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, realizada no período de 4 a 6 de dezembro de 2017, em Nairob, Quênia, deliberou "O fim da poluição" no Planeta. Em concordância com a Assembleia da ONU, a Conferência da Terra 2018 será realizada no período de 6 a 10 de novembro, na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba, Brasil. A Conferência da Terra 2018 está pautada no Tema Geral “Produção, Consumo e Poluição", com o objetivo de promover o controle da produção agrícola e industrial, disciplinar o consumo de bens e artigos poluentes, reduzir a degradação dos solos, das águas e dos ares, de modo a preservar a biodiversidade e propiciar um mundo mais saudável para a vida vegetal, animal e humana.
Os ministros do meio ambiente presentes na Cúpula de Nairobi, representando os países signatários, emitiram uma declaração afirmando que as nações honrarão esforços para prevenir, mitigar e gerir a poluição da terra, do ar, da água doce e dos oceanos, que prejudica a saúde da sociedade e dos ecossistemas.
Este é o espírito da Conferência da Terra 2018.
Atualmente a poluição do ar compromete a saúde de 1,49 bilhão de pessoas, ao passo que 480 mil quilômetros das costas litorâneas estão contaminadas, sendo estimados 18,6 bilhões de dólares para o custeio de pesquisas, desenvolvimento e programas inovadores para acabar com a poluição.
As perdas no bem estar provocadas pela poluição são estimadas em mais de 4,6 trilhões de dólares ao ano, o equivalente a 6,2% da produção econômica global. Resta saber quais são os limites da poluição e qual o espaço ainda disponível no planeta para que a vida, em todas as suas formas, siga o seu curso.