Revista Latinoamericana de Geografia e Gênero | Land Portal
Revista Latinoamericana de Geografia e Gênero
Phone number: 
(42)3222-7614

Emplacement

Bloco L - Sala 116 Av. Carlos Cavalcanti, 4748 84030900 Ponta Grossa , Paraná
Brésil
Paraná BR
Working languages: 
portugais

A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero tem a missão de publicar artigos científicos relacionados à área de geografia, gênero e sexualidades que contribuam com o desenvolvimento do conhecimento teórico e metodológico deste campo de saber. Além disso, visa estimular o debate acadêmico daqueles que atuam na temática e ampliar as relações com profissionais da América Latina e outras regiões do mundo, através do alcance da mí­dia eletrônica. A revista é uma publicação semestral e é composta pelas seções de artigos, resenhas e entrevistas.

Revista Latinoamericana de Geografia e Gênero Resources

Affichez 1 - 5 de 8
Library Resource
Capa1

do território tradicional ao movimento indígena nas cidades

Articles et Livres
mars, 2019
Amérique latine et Caraïbes, Amérique du Sud, Brésil
O presente trabalho pretende refletir sobre territórios e especificidades de mulheres indígenas na Amazônia brasileira, mais especificamente do Estado do Acre, com suas lutas encampadas pela defesa dos territórios ancestrais, bem como o estabelecimento de relações com o movimento indígena. Assim, o caminho metodológico terá como partida a experiência de vida e de luta de lideranças femininas, as quais inserem preocupações quanto aos seus direitos, seus posicionamentos e reflexões que provocam transformações em suas realidades sociais e culturais.
Library Resource
Geografia y Genero
Articles et Livres
janvier, 2019
Europe, Espagne
O livro Tierra de Nadie: Perspectivas feministas sobre la Independencia é conteúdo significativo para o debate sobre a interseccionalidade numa perspectiva transversal e politizadora. Reúne contribuições que aliam de maneira brilhante os sentimentos e percepções do ativismo político feminista e LGBTI ao uso crítico e reflexivo das ferramentas analíticas no contexto da luta independentista catalã.


 


Library Resource
Revista Latinoamericana de Geografia e Gênero

a transfobia como um instrumento de segregação social e urbana

Articles et Livres
septembre, 2018
Amérique du Sud, Brésil

Este artigo surgiu das inquietações a respeito do que Henry Lefebvre em 1968 chamou de ‘direito à cidade’. Segundo o autor o trabalhador tem o direito de usufruir das qualidades e benefícios que a vida urbana proporciona. Apesar de válido, tal questionamento exclui as pessoas trans no que diz respeito ao direito à cidade. Compreende-se por pessoas trans o conjunto heterogêneo formado por travestis, por homens e mulheres transexuais. Ou seja, pessoas que vivenciam o gênero de maneira diversa ao que foi de socialmente imposto ao nascimento.

Library Resource
Revista Latinoamericana de Geografia e Gênero
Articles et Livres
janvier, 2018
Amérique du Sud, Brésil

As reflexões e discussões contidas neste artigo são oriundas de ações realizadas no projeto “Interface entre extensão e pesquisa no acompanhamento de empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de quilombo no território da Cidadania na Baixada Cuiabana MT”.

Library Resource
Revista Latinoamericana de Geografia e Gênero
Articles et Livres
janvier, 2018
Brésil

Este estudo tem como objetivo discutir a violência contra a mulher entre moradoras de um assentamento rural de reforma agrária, as peculiaridades da violência, bem como as formas de suporte e apoio social. A violência contra a mulher constitui um problema de saúde pública, agravando-se no contexto rural, o qual é organizado segundo uma divisão tradicional de papéis de gênero. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e como ferramenta se utilizou a entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 9 mulheres maiores de 18 anos moradoras de um assentamento rural.

Partagez cette page