Violência Contra a Mulher em um Assentamento Rural de Reforma Agrária do Nordeste Brasileiro | Land Portal | Securing Land Rights Through Open Data
Revista Latinoamericana de Geografia e Gênero

Resource information

Date of publication: 
January 2018
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
2177-2886
Pages: 
19

Este estudo tem como objetivo discutir a violência contra a mulher entre moradoras de um assentamento rural de reforma agrária, as peculiaridades da violência, bem como as formas de suporte e apoio social. A violência contra a mulher constitui um problema de saúde pública, agravando-se no contexto rural, o qual é organizado segundo uma divisão tradicional de papéis de gênero. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e como ferramenta se utilizou a entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 9 mulheres maiores de 18 anos moradoras de um assentamento rural. Verificou-se que as mulheres sofrem violência física, psicológica, moral e sexual, porém, a busca por serviços de saúde, delegacias ou a assistência social, realiza-se apenas quando as situações de violência são agravadas.

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 
Eliane Lucas da Silva, Magda Dimenstein, Candida Dantas.
Publisher(s): 
Revista Latinoamericana de Geografia e Gênero

A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero tem a missão de publicar artigos científicos relacionados à área de geografia, gênero e sexualidades que contribuam com o desenvolvimento do conhecimento teórico e metodológico deste campo de saber. Além disso, visa estimular o debate acadêmico daqueles que atuam na temática e ampliar as relações com profissionais da América Latina e outras regiões do mundo, através do alcance da mí­dia eletrônica. A revista é uma publicação semestral e é composta pelas seções de artigos, resenhas e entrevistas.

Share this page