A Pandemia e o Futuro das Cidades: governança e participação | Land Portal

A Pandemia do COVID-19 está a configurar-se como marco inaugural do século XXI e ainda faz-se sentir em grande parte do planeta com contágios e óbitos crescentes e grande impacto na vida das cidades e das suas populações. Conforme vários interpretes, ela pode ser lida não apenas como uma doença do corpo, mas como uma doença da sociedade, que terá consequências marcantes nos próximos anos e nas próximas décadas.

O Seminário proposto tem o objetivo de propiciar o debate e a reflexão conjunta sobre este “fenômeno social total” - a grave crise sanitária, econômica e social (no caso do Brasil e de outros países, também a crise política). O evento também pretende favorecer o intercâmbio de experiências sobre o enfrentamento da pandemia por parte das administrações municipais do Brasil e de Portugal, projetar os cenários para o futuro das cidades na perspetiva de um desenvolvimento sustentável, equilibrado e socialmente justo, com base em uma governança democrática e com participação dos cidadãos.

Este seminário também reforça o necessário de diálogo entre Universidade, Ciência e a Gestão Pública no contexto da Pandemia e a cooperação internacional do CES da Universidade de Coimbra com o Brasil e a América Latina. Tem como público-alvo gestores, estudantes e pesquisadores, profissionais de saúde e em geral, movimentos sociais.

Programa

Abertura: Adriana Bebiano (Presidente do Conselho Científico CES) e Edvaldo Nogueira (Presidente da FNP)
Mediadores: Rodrigo Neves (Ex Prefeito de Niterói) e Giovanni Allegretti (Cocoordenador do Programa de Doutoramento "Democracia no Século XXI" CES/FEUC)
Expositores: Edvaldo Nogueira (Presidente FNP e Prefeito de Aracaju - SE) e Paula Mascarenhas (Prefeita de Pelotas - RS)
Conferência: Boaventura de Sousa Santos (Sociólogo e Diretor Emérito do CES)
Debate.
Encerramento

Organização: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Frente Nacional de Prefeitos do Brasil

Partagez cette page