Open Data Commons Attribution License | Land Portal | Sécurisation des droits fonciers à travers les données ouvertes
Acronym: 
ODC-BY

You are free:

  • To Share: To copy, distribute and use the database.
  • To Create: To produce works from the database.
  • To Adapt: To modify, transform and build upon the database.

As long as you:

  • Attribute: You must attribute any public use of the database, or works produced from the database, in the manner specified in the license. For any use or redistribution of the database, or works produced from it, you must make clear to others the license of the database and keep intact any notices on the original database.
UFPE
Articles et Livres
février 2016
Amérique latine et Caraïbes
Amérique du Sud
Brésil

Esse trabalho analisa as inter-relações entre campesinato e etnicidade a partir de um olhar comparativo sobre as trajetórias de dois grupos que se reconhecem como etnicamente diferenciados no contexto rural brasileiro.

Tricontinental
Rapports et recherches
octobre 2019
Asie
Inde

O Censo Indiano de 2011 contabilizou 833 milhões de pessoas vivendo em áreas rurais, sendo agricultores cerca de 95,8 milhões. A Índia rural, nas últimas décadas, passa por uma grave crise agrária, como consequência da comercialização da agricultura, da dominação do setor por corporações multinacionais, dívidas enormes entre os pequenos agricultores e trabalhadores agrícolas.

RBC
Articles et Livres
janvier 2019
Amérique latine et Caraïbes
Amérique du Sud
Brésil

A Floresta Amazônica possui importância indispensável para o equilíbrio terrestre, pois proporciona diversos serviços ambientais. O desmatamento é uma ameaça imediata a este ecossistema, pois afeta os níveis de evapotranspiração da floresta, tornando o clima local mais quente e seco; podendo influenciar no clima além de seus limites, devido à circulação atmosférica.

UFPR
Articles et Livres
août 2008
Global
Nos últimos 150 anos, a temperatura média global aumentou em cerca de 0,7°C. Esse aumento está sendo atribuído à intensificação do efeito-estufa pelas atividades antrópicas, como queima de combustíveis fósseis e florestas tropicais, que emitem CO2 - um dos gases de efeito-estufa, porém não o mais importante – e teriam elevado sua concentração de 280 ppmv para 380 ppmv
DMA
Articles et Livres
août 2019
Amérique latine et Caraïbes
Amérique du Sud
Brésil

O desenvolvimento da atividade pecuária dentro de Reservas Extrativistas na Amazônia tem sido motivo de polêmicas e debates inflamados na área ambiental desde o estabelecimento da Lei do SNUC. O histórico do movimento extrativista teve nos empates sua principal bandeira de luta, como estratégia de combate ao avanço da fronteira agropecuária.

DMA
Articles et Livres
août 2019
Amérique du Sud
Brésil

Com 1.121 desapropriações para a construção do mineroduto Minas-Rio e 1,5 mil famílias desapropriadas para a construção do Complexo Portuário do Açu, adicionando o impacto em sistemas aquáticos, com degradação, aumento da demanda, salinização e suspensão do abastecimento público por despejos de minério de ferro, esses grandes empreendimentos produzem efeitos socioambientais deletérios.

DMA
Articles et Livres
mai 2019
Amérique du Sud
Brésil
Na análise de conflitos socioambientais por mineração, vários trabalhos têm apontado as diversas causas que originam estes cenários de tensão sobretudo em comunidades locais. Contudo, um aspecto pouco abordado é a percepção dos riscos como causa de um conflito socioambiental.
DMA
Articles et Livres
août 2016
Amérique du Sud
Brésil
Tendo como pano de fundo o debate sobre a relação entre uso dos recursos naturais, economia e sustentabilidade, neste trabalho objetiva-se discutir o lugar do extrativismo no contexto do Desenvolvimento considerando as diferentes perspectivas sobre essa atividade na Amazônia brasileira.
UFPE
Articles et Livres
février 2011
Amérique latine et Caraïbes
Amérique du Sud
Brésil
O estudo teve por objetivo analisar a relação entre o trabalho e a autonomia e como essa relação se refletiu sobre as condições de reprodução dos assentados comparativamente à sua condição anterior como trabalhadores nas fazendas de cacau. A pesquisa foi realizada no Assentamento Terra Vista, localizado no município de Arataca, na região cacaueira .
PRODEMA
Rapports et recherches
janvier 2011
Amérique latine et Caraïbes
Amérique du Sud
Brésil
Na sociedade contemporânea são grandes as preocupações frente às alterações ambientais e a maneira como as relações humanas estão entrelaçadas a esta problemática. O acelerado desenvolvimento científico e tecnológico baseado na utilização de recursos da biodiversidade e no conhecimento de comunidades tradicionais nos leva a discutir a atual realidade.

Partagez cette page