VIII Congresso Brasileiro de Geógrafos | Land Portal

Cartaz: AGB

Lema/Tema: "AGB 90 anos: geo-grafando para construir o Brasil"

Data: De 7 a 12 de julho de 2024

Local: São Paulo, capital - Brasil

Modalidade de participação e prazos: Concurso para identidade visual do evento de 17 de novembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024, segundo normas disponíveis aqui!

 

O VIII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG) é um evento cujo objetivo é reunir estudantes da graduação e pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, técnicos e pesquisadores em Geografia e do conjunto das ciências humanas, do Brasil e demais países da América Latina. Ou seja, toda uma comunidade geográfica reunida, produzindo um espaço de discussão e reflexão sobre os rumos da Geografia. O VIII CBG é organizado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), sendo esta, uma entidade civil, de caráter técnico-científico e cultural, sem fins lucrativos e fundada em 1934.

A proposta do evento é o intercâmbio de informações, ideias e conhecimento entre docentes, pesquisadores e estudantes, ampliando a qualidade e diversifica o pensar/fazer geográfico a partir das experiências e saberes compartilhados durante o encontro. O CBG, como um dos mais importantes eventos da Geografia brasileira, e realizado a cada dez anos, objetiva fazer um importante balanço da ciência geográfica, de sua produção, de seus movimentos à luz das diversas conjunturas que constroem o Brasil.

As atividades do VIII CBG possuem um caráter horizontal e construtivo, correspondendo a diversos espaços de diálogo, discussões, reflexões e compartilhamento de experiências sobre temas que fazem parte do dia-a-dia da Geografia, bem como outros que tangenciam o conhecimento geográfico e forjam importantes debates na sociedade brasileira contemporânea. O CBG teve sua primeira edição em 1954 e suas origens remontam a um momento ímpar de mudanças em vários âmbitos da vida social, não apenas no quadro político nacional, mas também debates que ocorriam nas universidades e da própria AGB. Nos últimos 70 anos, a AGB organizou sete edições do CBG – 1954, em Ribeirão Preto/SP; 1965, no Rio de Janeiro/RJ; 1974, em Belém/PA; 1984, em São Paulo/SP; 1994, em Curitiba/PR; 2004, em Goiânia/GO; 2014, em Vitória/ES.

Na atual edição, que será realizada entre os dias 07 e 12 de julho de 2024, em São Paulo (SP), o VIII Congresso Brasileiro de Geógrafos, tem como tema “AGB 90 anos: geo-grafando para construir o Brasil”, e se insere em um contexto que impõe a necessidade de a comunidade geográfica debater a atual situação do Brasil, da Geografia brasileira e da própria AGB, sua mais importante associação. Diante do cenário atual e objetivos do encontro, o VIII CBG será realizado na Universidade de São Paulo (USP), palco da criação do primeiro curso superior de Geografia no Brasil, bem como da criação da AGB, exatamente no momento em que ambos completam noventa anos de existência.

Partagez cette page