A catástrofe climática e o ataque neoliberal à Índia rural | Land Portal | Sécurisation des droits fonciers à travers les données ouvertes
Tricontinental

Informations sur la ressource

Date of publication: 
octobre 2019
Resource Language: 
Pages: 
34
License of the resource: 
Copyright details: 
Instituto Tricontinental de Pesquisa Social

O Censo Indiano de 2011 contabilizou 833 milhões de pessoas vivendo em áreas rurais, sendo agricultores cerca de 95,8 milhões. A Índia rural, nas últimas décadas, passa por uma grave crise agrária, como consequência da comercialização da agricultura, da dominação do setor por corporações multinacionais, dívidas enormes entre os pequenos agricultores e trabalhadores agrícolas. Há uma epidemia de suicídios, altas taxas de desnutrição e crises em cascata entre artesãos e mineiros, os outros trabalhadores de áreas rurais. Desde 1995, mais de 300 mil agricultores cometeram suicídio e 15 milhões de agricultores abandonaram seus campos. 

Essa crise não pode ser atribuída inteiramente à catástrofe climática. Foi criada pela política neoliberal que devastou a vida social de centenas de milhões de indianos. Os custos da agricultura aumentaram, o crédito em condições razoáveis desapareceu e o comércio de mercadorias está previsivelmente favorável aos comerciantes e empresas multinacionais. De fato, as empresas multinacionais do ramo, com seu controle sobre a cadeia global de commodities que abarca das sementes até as mercearias, beneficiam-se independentemente do clima irregular e dos preços flutuantes das commodities. Os agricultores, entretanto, sofrem incessantemente.

Auteurs et éditeurs

Author(s), editor(s), contributor(s): 
Instituto Tricontinental de Pesquisa Social
Publisher(s): 
Tricontinental

Tricontinental (Tricontinental )

Missão

O Instituto Tricontinental de Pesquisa Social é uma instituição internacional, orientada pelos movimentos populares, focada em estimular o debate intelectual para o serviço das aspirações do povo.

Nossa história

O significado do Tricontinental:

Partagez cette page