Índia suspende negócios de commodities agrícolas para combater a inflação | Land Portal
Author(s): 
Rajendra Jadhav
Language of the news reported: 
Portuguese

MUMBAI (Reuters) – O regulador de mercado da Índia ordenou uma suspensão de um ano das negociações de contratos futuros de commodities agrícolas nesta segunda-feira, com o maior importador mundial de óleos vegetais e grande produtor de trigo e arroz lutando para domar a inflação dos alimentos.

O movimento mais dramático da Índia desde a permissão do comércio de futuros em 2003 ameaça a confiança do mercado ao dificultar o hedge em um momento de altas recordes nos preços ao produtor, semanas depois que os agricultores encerraram os protestos que levaram ao cancelamento de reformas controversas.

“É como atirar no mensageiro, mas temos simpatia pelo governo, porque eles estavam preocupados com a inflação do óleo comestível”, disse à Reuters Atul Chaturvedi, presidente do órgão industrial de óleo comestível Solvent Extractors Association of India.

Em seu pedido, o regulador do mercado disse às bolsas de commodities para não lançar contratos futuros de soja, óleo de soja, óleo de palma bruto, trigo, arroz em casca, grão de bico, colza e mostarda por um ano.

Para os contratos existentes, nenhuma nova posição seria permitida nessas commodities, acrescentou o regulador SEBI.

Traders disseram que o governo, enfrentando intensa pressão para controlar os preços dos alimentos antes das principais eleições estaduais no início do ano que vem, deseja conter a especulação que pode ter alimentado os aumentos.

“Bom senso ou bobagem, não importa”, disse um comerciante de óleo vegetal que buscou o anonimato. “O governo queria fazer algo desesperadamente.”

Os preços indianos do óleo comestível atingiram recordes este ano, o que levou Nova Délhi a cortar impostos sobre as importações de óleo de palma, soja e girassol em outubro. Mas a medida teve impacto limitado, já que os preços globais permanecem altos e voláteis.

A medida de segunda-feira torna difícil para importadores e comerciantes de óleos comestíveis fazer negócios, já que usam amplamente as bolsas domésticas para proteger seus riscos, disse Sandeep Bajoria, presidente-executivo da corretora de óleos comestíveis e consultoria Sunvin Group. “O fluxo de importações desaceleraria no curto prazo, já que os traders não têm uma plataforma de hedge”, acrescentou Bajoria.

Os pequenos compradores e traders devem ser os mais atingidos pelo movimento, já que os exporá aos preços globais voláteis e à desvalorização da moeda da rúpia, disse um comerciante de uma firma de comércio global.

“O impacto sobre as grandes casas comerciais será limitado”, acrescentou o corretor. “Eles fazem hedge por meio de suas subsidiárias no exterior na Bursa Malaysia e na bola de Chicago. Os pequenos comerciantes não podem. Eles precisam de várias permissões.”

A Bolsa Nacional de Commodities e Derivativos (NCDEX), que obtém a maior parte de seu volume do comércio de commodities agrícolas, também será mal atingida, disse um alto funcionário da indústria que não quis se identificar.

Soja, óleo de soja, colza e grão de bico foram os contratos mais ativos no NCDEX, e a suspensão priva a negociação de qualquer commodity para gerar volume substancial, disse o funcionário.

“A Multi Commodity Exchange não será muito afetada, pois gera a maior parte do volume de metais e energia”, acrescentou o funcionário.

O giro diário médio combinado de óleo de soja, soja, colza e grão de bico na NCDEX foi de 12,7 bilhões de rúpias (167 milhões de dólares) até agora em 2021, mostraram dados de câmbio.

Embora os preços da soja tenham caído após a suspensão, caindo 3,5% no mercado à vista, fontes de comércio dizem que o congelamento dos futuros não deve resolver totalmente os problemas de inflação de alimentos na Índia.

“A Índia depende da importação de óleos comestíveis e os preços domésticos são ditados por referências globais. Suspender os futuros locais não resolverá o problema”, disse um comerciante de Mumbai com uma firma de comércio global.

Copyright © Source (mentioned above). All rights reserved. The Land Portal distributes materials without the copyright owner’s permission based on the “fair use” doctrine of copyright, meaning that we post news articles for non-commercial, informative purposes. If you are the owner of the article or report and would like it to be removed, please contact us at hello@landportal.info and we will remove the posting immediately.

Various news items related to land governance are posted on the Land Portal every day by the Land Portal users, from various sources, such as news organizations and other institutions and individuals, representing a diversity of positions on every topic. The copyright lies with the source of the article; the Land Portal Foundation does not have the legal right to edit or correct the article, nor does the Foundation endorse its content. To make corrections or ask for permission to republish or other authorized use of this material, please contact the copyright holder.

Share this page